Pode comer ovo cozido à noite?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

O consumo dos ovos no período noturno é essencial para garantir que o processo de catabolismo não se inicie durante o sono, sendo ideal para as pessoas que desejam manter e desenvolver a massa muscular sem riscos de ganhar peso.

Além da proteína de alta qualidade e fácil digestão, o ovo fornece triptofano, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor.

duas horas

Comer ovo antes de ir dormir pode assim ajudar a prevenir aqueles ataques de fome noturnos e 'assaltos' ao frigorífico... Qual o momento ideal para o seu consumo? A ingestão de qualquer alimento é recomendada pelo menos duas horas antes do momento em que pretende ir para a cama.

Para Amanda, tanto a clara quanto a gema do ovo são essenciais para ganhar músculos. “Os nutrientes da gema complementam o que a clara oferece. A clara é rica em albumina, uma proteína formada por aminoácidos que, por ser de fácil absorção, é um dos componentes de suplementos como whey protein e BCAA.

Benefícios do ovo cozido à noite
Com a presença de proteínas como a do ovo, o corpo vai desenvolver massa magra sem precisar utilizar as fibras que vieram do seu esforço durante o dia, nas práticas de exercícios de musculação.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Antes de dormir deve-se comer alimentos leves de fácil digestão e com propriedades calmantes para facilitar o sono, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel, por exemplo. Veja também uma lista de alimentos que facilitam o sono.

Confira nesse post os tipos de alimentos para consumir à noite e que não vão prejudicá-lo.

  • Qual é a regra básica para comer à noite? ...
  • Sopas e caldos. ...
  • Chá de erva-doce ou camomila. ...
  • Frutas. ...
  • Aveia. ...
  • Flor de Maracujá ...
  • Saladas.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo). Fonte de proteína, o iogurte é uma boa opção de lanche pós-treino. O ideal é consumi-lo imediatamente após a aula ou até no máximo 30 minutos depois.

vitamina D

A vitamina D ajuda no ganho de massa muscular e peso por diversos motivos. Dentre eles, podemos citar as suas funções metabólicas, as quais são importantes para a regulação dos sistemas cardiovascular, musculoesquelético e imunológico. Além disso, ela exerce papel importante na síntese de hormônios.

“E embora o ovo seja um alimento saudável, ele também possui calorias. E, por isso, quem quer perder peso deve consumi-lo com moderação”, afirma. Segundo ela, o recomendado, nesse caso, geralmente varia de um a três ovos por dia, intercalando com outras fontes (também boas) de proteínas.