Pode comer arroz e deitar?

Perguntado por: mguedes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Problemas em dormir? Coma mais arroz. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam os nívies de triptofano, uma proteína que acalma e induz ao sono.

Se alimentar e ir dormir logo em seguida faz com que o organismo fique em “estado de alerta” estimulando a produção de hormônios e alterando o ciclo circadiano, o que prejudica a qualidade do sono e pode também alterar os processos digestivos.

Há estudos indicando que alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples ou bebidas açucaradas próximos da hora de dormir promovem uma "entrada extra" de energia no organismo, deixando-o mais desperto, o que pode dificultar a hora de dormir.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

Para as pessoas que chegam tarde em casa e têm o hábito de comer antes de dormir é importante prestar atenção em alguns alimentos. Por exemplo: não é nada recomendável comer carne vermelha, ou um prato de arroz com feijão antes de se deitar.

“O objetivo desse cochilo é liberar espaço para armazenar informações e priorizar a absorção de novos conhecimentos. O sono após o almoço oferece alguns benefícios físicos, como o aumento da disposição e a diminuição do cansaço, além de melhorar o desempenho cognitivo”, ressalta.

Ajuda na digestão
Ao dormir do lado esquerdo, os resíduos de alimentos são movidos com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando o processo digestivo. Além disso, o organismo também aumenta a produção de enzimas pancreáticas, tornando a digestão ainda melhor.

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

Ir para a cama com o estômago cheio pode causar problemas como refluxo e pressão alta Em geral, a... Em geral, a má digestão pode ser descrita como dor no abdômen ou sensação de estômago cheio, enjoos e vômitos.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Mas, na grande maioria das vezes, uma ducha depois do almoço é inofensiva! No entanto, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água e o esforço realizado durante o banho, a digestão dos alimentos pode, de fato, ser prejudicada.

Nesses casos, consumir uma quantidade pequena de água pode fazer bem. Mas, em excesso, a água promove a diluição dos sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos. Por isso, beba pouca água durante a refeição e mastigue mais os alimentos, pois isso ajuda a aumentar a salivação.

Uma crença generalizada quanto à nutrição é que comer macarrão ou arroz à noite é contraproducente , porque engorda ou faz mal à saúde. A verdade é que estes alimentos podem ser consumidos a qualquer hora do dia, mas têm de ser consumidos de forma eficiente e ponderada .