Pode colocar açúcar na ferida?

Perguntado por: aveiga5 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
/ 5 12 votos

Segundo Murandu, o tratamento se resume a botar açúcar no machucado e cobrir com um curativo. Os grãos absorvem toda a umidade que permitiria a proliferação de bactérias. E, sem bactérias, a ferida cicatriza mais rápido.

Em resumo, os prováveis efeitos do açúcar sobre a ferida (4) são: 1) Eliminar as bactérias que contaminam as feridas e conseqüentemente o odor. 2) Reduzir o edema e melhorar a circulação local. 3) Nutrir as células superficiais da cicatriz.

Concorda que o efeito predominante do açúcar é a ação osmótica, acrescentando que ele não só diminui a aW para as bactérias, mas também desidrata células epiteliais, macrófagos e fibroblastos nas margens da ferida, reduzindo a migração e divisão das células, potencializando portanto a cicatrização.

Sulfato de neomicina e bacitracina zíncica. Essa pomada cicatrizante pode ser aplicada sobre feridas já infectadas por bactérias - apresentando ou não pus - e age inibindo a proliferação das mesmas.

Opte sempre pelo melhor cuidado, os melhores produtos como um spray cicatrizante ou uma pomada para feridas. E para ajudar a fechar, os melhores pensos. Assim evita as marcas provocadas pela má cicatrização como por exemplo: Cicatriz Atrófica: concavas, por norma causadas pela acne ou varicela.

O açúcar atua diminuindo o odor, inibindo o crescimento bacteriano, reduzindo, o edema e o pH no local da ferida. Também dilata pequenos vasos, melhora a nutrição do tecido, estimula o tecido de granulação (pela irritação local) e coopera, assim, para o bom crescimento do tecido de reepitelização [2,3].

Em feridas abertas simples, como cortes e escoriações, lavar a lesão com água e sabonete de pH neutro basta, já em feridas mais graves, como as cirúrgicas, não deixe de recorrer ao soro fisiológico e/ou Solução com PHMB (Poli-hexanida).

O açúcar, por exemplo, pode ser utilizado no corpo, mas deve ser evitado no rosto, pois pode agredir a pele. No rosto, prefira produtos como o pó de café, pois ele é menos agressivo que o açúcar.

Pode ser irritante: o sal marinho não esteriliza nem ajuda a curar uma ferida - pelo contrário! Pode retardar o processo de cura: a água do mar pode aprofundar a ferida. Pode infetar a ferida: pense em todas as bactérias que vivem na água do mar...

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.