Qual o melhor remédio caseiro para cicatrizar ferida?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos, a Camomila usada de forma tópica é excelente para curar e cicatrizar ferimentos e todos os tipos de inflamações.

O poder cicatrizante da Camomila, da Babosa e da Arruda
Possui propriedades antibacteriana, é relaxante e calmante; tanto o chá, quanto as próprias flores, aplicadas na pele (através de emplasto ou cataplasma) ajudam na cicatrização, pois suas propriedades aceleram o processo de fechamento do edema.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Coville (barbatimão), Calendula officinalis L. (calêndula), Polygonum punctatum Elliott (erva-de-bicho), Coronopu didymus (L.) Smith (mastruço), Aloe Vera (L.)

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

Não esfregue com muita força e, se a ferida for pequena, deixe secar naturalmente. Se houver bolhas, não as estoure nem aplique nenhum remédio caseiro, como vaselina, pasta de dente ou manteiga. Lave apenas com água fria e sabão. Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida.

Sulfato de neomicina e bacitracina zíncica
Essa pomada cicatrizante pode ser aplicada sobre feridas já infectadas por bactérias - apresentando ou não pus - e age inibindo a proliferação das mesmas.

Oxigenoterapia hiperbárica
Ela tem como objetivo acelerar e melhorar a qualidade da cicatrização de feridas na pele de origem isquêmica, traumática ou infecciosa. Além disso, esse tratamento é muito eficaz nas feridas mais resistentes, como úlceras de perna, pé diabético e osteomielites crônicas.

Podem ser utilizados no tratamento medicamentos, meias de compressão e elevação do membro afetado para melhorar a circulação. A limpeza constante do ferimento é igualmente fundamental para evitar o surgimento de novas infecções, assim como para facilitar a cicatrização.

Quando deixamos de colocar um curativo sobre ela, o que acontece é que o contato com o ar torna o ferimento ressecado, aumentando a dor e desacelerando a cicatrização. Funciona mais ou menos assim: tão logo nos ferimos e começa a sangrar, o corpo entra em ação para estancar o sangramento.

O uso de Aloe vera atrasou de forma significativa a cicatrização de feridas cirúrgicas por segunda intenção (diferença de média de 30 dias, CI95% 7,59 – 52,41), segundo um ensaio clínico.

O açúcar atua diminuindo o odor, inibindo o crescimento bacteriano, reduzindo, o edema e o pH no local da ferida. Também dilata pequenos vasos, melhora a nutrição do tecido, estimula o tecido de granulação (pela irritação local) e coopera, assim, para o bom crescimento do tecido de reepitelização [2,3].

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

As melhores pomadas cicatrizantes são as que contém os seguintes componentes:

  • Sulfato de cobre e zinco;
  • Dexpantenol;
  • Desoximetasona;
  • Fibrinolisina;
  • Acetato de clostebol com sulfato de neomicina;
  • Colagenase.

São utilizadas também pomadas anti-inflamatórias com substâncias como corticoides, que ajudam a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Em casos de feridas que apresentam o risco de infecção, o médico pode indicar o uso de pomadas com sulfadiazina de prata, que age como um agente bactericida.