Pode forçar espirro?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Se tiver um lencinho, ótimo, porque assim já sai o muco junto. Mas caso não tenha no momento, proteja com o antebraço. Espirrar na mão pode fazer com que eles se espalhem para a maçaneta, a cadeira, a mão de outra pessoa. Ficar assoando o nariz repetidas vezes, e forçar a saída do muco, também pode ser prejudicial.

Como acontece o espirro
Quando alguma irritação é identificada, o cérebro recebe esse sinal e os músculos das costas e abdômen se contraem, fazendo com que o ar saia a uma velocidade média de 160km/h. O espirro ajuda a eliminar qualquer substância estranha do organismo que cause irritação.

Faça cócegas nas narinas.
Use um lenço de papel e estimule o nariz. Enrole a ponta de um lenço de papel e use-a para coçar as narinas. Insira-a lá dentro e gire-a para um lado e para o outro e dentro de pouco tempo estará espirrando não se não houvesse amanhã. Outra opção é usar uma pluma.

Causas da fratura de costela
Fraturas ósseas podem, ainda, estar associadas às seguintes causas: agentes externos (acidentes de moto e de carro, pancadas, quedas, esmagamentos); agentes internos (tumores ósseos, tosse crônica, espirros, contrações musculares e esqueléticas, osteopenia e osteoporose);

Espirrar faz bem ou mal? Podemos admitir que espirrar faz bem, uma vez que esse mecanismo promove uma limpeza das narinas e folículos que revestem a entrada dos dutos nasais. Dessa forma, é uma maneira do corpo prevenir a inalação de microrganismos causadores de doenças e alergias.

A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exatamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo. 26. Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto.

Se para evitar o espirro, o nariz ou a boca forem totalmente fechadas, esse hábito pode causar prejuízos, sim, mesmo que raramente. Normalmente isso está associado com outros problemas de saúde pré-existentes.

Você já sabe: se estiver gripado, resfriado ou com alergia, espirrar faz bem e, além disso, é inevitável! Para o resto dos sintomas, é recomendável descanso, bebidas quentes e medicamentos para o resfriado que proporcionem alívio e façam com que você se sinta melhor.

Espirros constantes podem indicar alergia
Espirrar é uma característica comum da infeção (por exemplo, na constipação comum). No entanto, se tiver espirros constantes ou se costuma ter “ataques de espirros”, quando espirra várias vezes seguidas (e de forma bastante violenta), provavelmente tem uma alergia.

A gente espirra porque, junto com o ar que respiramos, sempre entram no nosso nariz muitas partículas beemmm pequenininhas. Algumas não fazem mal, mas outras podem até nos deixar doentes. Então é importante que o nosso organismo tenha um jeito de expulsá-las de uma vez só e esse jeito é o espirro.

“Em algumas pessoas, a respiração profunda que ocorre no início de um espirro pode ativar o nervo vago tanto que o coração rapidamente diminui ou até mesmo pula uma batida”, diz Kelly. Mas fique tranquila. “O coração vai continuar a sua taxa normal durante um espirro, sem nenhum efeito perceptível.”

Por que fechamos os olhos ao espirrar? O ato de espirrar pode até parecer natural, mas é tão forte e violento que a velocidade do jato para expulsar as partículas pode chegar a 160km/h. Nesse sentido, é praticamente impossível espirrar com os olhos abertos.

Como a velocidade de um espirro pode alcançar surpreendentes 160 km/h, a pressão provocada quando se prende este jato pode causar problemas, como a própria ruptura dos tímpanos.

Eis a explicação, as vezes ao tirar a sobrancelha o nervo trigêmeo é estimulado e então acontece o espirro. Tão simples quanto a explicação do problema é a sua solução: caso você queira segurar o espirro, basta pressionar as sobrancelhas que ele não vem.

Se espirrar muito mais frequentemente do que o habitual por causa de uma alergia sazonal ou uma constipação, os músculos do abdómen estarão a trabalhar mais do que o normal. Isso provoca, muitas vezes, dor muscular. Se tiver outros motivos para a dor abdominal, o impacto do espirro irá aumentar o desconforto.