Pode beijar no ensino médio?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Beijo 'selinho' e abraços fortes são proibidos na maioria dos colégios. Estudantes reclamam, mas dizem compreender medidas.

"Os/as alunos/as das escolas públicas e particulares ficam proibidos/as de namorar com intimidades, beijos e abraços dentro das dependências escolares", diz o primeiro artigo do projeto de lei 67/2009.

Seus pais devem estar cientes e de acordo com sua intenção de namorar ou chamar alguém para sair. Considerando o fato de que alunos do ensino médio são menores de idade, é importante ter a permissão de seus pais para namorar, assim como o consentimento dos pais da outra pessoa também.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

14 anos

A idade mínima para namoro (idade de consentimento) é de 14 anos. Se ela tem menos de 14 anos, qualquer ato libidinoso é considerado estupro de vulnerável.

O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.

Especialistas acreditam que o namoro pode contribuir positivamente para os estudos do vestibular, desde que a preparação e a rotina sejam mantidas. O período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoros.

No colégio, o namoro é permitido, mas a direção impôs regras que devem ser respeitadas. Christina explica que existe a preocupação de se evitar uma visão moralista, mas, ao mesmo tempo, há limites.

?(…) a relação de docente e aluno: não configura o delito. O tipo penal foi bem claro ao estabelecer que o constrangimento necessita envolver superioridade hierárquica ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função?. (2008, p. 890).

O melhor jeito de saber como a escola trata a questão é conversar com os professores e com a coordenação pedagógica. Em caso de dúvida, não hesite em ir até a escola e fazer perguntas. Você pode, inclusive, sugerir que seja feita uma reunião com pais e professores para esclarecer dúvidas sobre o assunto.