Qual é a sensação de estar namorando?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Estar namorando provoca mudanças na rotina e no pensamento. Quando um relacionamento tem início, a pessoa sempre irá procurar manter uma boa aparência, comer melhor para manter-se no peso e a tendência é ver o mundo de uma forma mais positiva e ampla.

Namorar é estar com a pessoa que a gente gosta e não precisar de mais nada, não importa o lugar ou o porquê. Quando encontramos alguém que a gente quer dividir nossos momentos, alegrias e tristezas, encontramos um parceiro, que estará com você para o que der e vier.

Seja qual for a idade, o namoro estimula hormônios do prazer e da felicidade, como a serotonina e ocitocina, essenciais para a felicidade e combate ao estresse e a depressão. Além disso, quando estamos apaixonados, sentimos nossa autoestima elevada.

Numa relação tradicional, o namoro é a fase do relacionamento que antecede o noivado e o casamento. O casal partilha conhecimentos, fortalece a confiança e cumplicidade, e experimenta relações mais íntimas, de natureza emocional e/ou sexual, que servem de base para decidirem se firmam um compromisso mais sério.

É totalmente normal ter vontade de namorar. Isso acontece porque temos uma necessidade de relacionamento humano íntimo com o sexo oposto. Então, se esse pensamento surge em sua cabeça, você pode ficar muito tranquilo para entendê-lo. Não precisa se condenar, nem se achar uma pessoa estranha.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo. É associado com uma variedade de emoções positivas, como felicidade, animação, satisfação com a vida e euforia. Mas também pode provocar emoções negativas, como ciúmes e estresse.

Gostar é sentir-se bem ao lado de alguém, é ter amizade, ter afeição, ter afinidade por uma determinada pessoa. É estimar a si próprio.

Solteiro – é o nome do estado civil que identifica aquele que nunca casou, é próprio das crianças e dos jovens. E mesmo quem tenha um relacionamento estável, um namoro, do ponto de vista legal é considerado solteiro.

A principal diferença dessas duas formas de relacionamento é a liberdade que o ficar representa em relação ao namoro, mas isso não deve ser visto como algo ruim. Quando você está ficando com alguém, pelo fato de não ter compromisso, a fidelidade a uma única pessoa é algo que não existe.

A idade mínima para namoro (idade de consentimento) é de 14 anos. Se ela tem menos de 14 anos, qualquer ato libidinoso é considerado estupro de vulnerável. A pena é de reclusão de 8 a 15 anos (art. 217-A do Código Penal).

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.

As fases de um relacionamento

  • Paixão. A paixão é a fase do encantamento de um casal. ...
  • Amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão. ...
  • Conflitos. ...
  • Rotina. ...
  • Maturidade emocional.