Pode beber soro fisiológico de farmácia?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Engolir soro não faz mal algum. O que pode acontecer é a criança ficar nauseada por engolir o soro, mas até mesmo o próprio excesso de secreção e tosse podem desencadear vômito“, diz a profissional.

Não. Usar soro fisiológico aplicado com a seringa para limpar o nariz não tem risco. Mesmo que o soro seja deglutido ou molhe os ouvidos internamente, isso não representa nenhum problema para a saúde.

Administrar exclusivamente por via oral. Em caso de vômitos, deve-se continuar administrando a solução em pequenas quantidades, pois habitualmente os vômitos cessam logo que o organismo começa a recuperar a hidratação. Consulte o médico em caso de dúvida para posologia mais adequada a cada paciente.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

O soro caseiro é uma fórmula utilizada para combater a desidratação, principalmente em casos de vômito e diarreia. Eficiente para repor a água e os sais minerais no organismo, sua utilização é muito comum em casos como viroses, gastroenterite ou dengue.

Como usar o Soro Fisiológico Injetável 0,9% – Sanobiol
A solução somente deve ter uso intravenoso e individualizado. A dosagem deve ser determinada por um médico e é dependente da idade, do peso, das condições clínicas do paciente, do medicamento diluído em solução e das determinações em laboratório.

Dê preferência ao soro caseiro ou a bebidas que contenham sódio e potássio, como água de coco. É importante ingerir de 50 a 100 mL (meio copo americano) de líquido depois de cada ida ao banheiro.

Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia do seu preparo e em pequenos goles ao longo de todo o dia. Em caso de vômito ou diarreia deve-se observar (aproximadamente) a quantidade de líquidos perdidos e tomar o soro caseiro na mesma proporção. Além disso, não é recomendado tomar mais de meio copo de soro de uma só vez.

Soro fisiológico – O que é, quais as indicações e onde comprar

  • Desidratação.
  • Veículo de medicamentos.
  • Limpeza dos olhos.
  • Limpeza dos seios nasais.
  • Limpeza de queimaduras ou feridas na pele.
  • Nebulização.

O soro ácido pode ser usado vantajosamente para esses produtos, misturando-se bem com o caráter ácido dos sucos de frutas, especialmente sucos de laranja e outros de frutas cítricos usados com mais frequência.

É importante ainda manter o soro armazenado na geladeira, já que a baixa temperatura diminui os riscos de proliferação de fungos e outros micro-organismo. O ideal, portanto, é comprar o produto em embalagens pequenas para ser utilizado mais rapidamente, sem desperdício.

O principal benefício do soro caseiro é repor o líquido e os sais minerais perdidos nos episódios de vômitos e diarreia, prevenindo a desidratação em adultos e principalmente em crianças.

Essa colher com as medidas corretas pode ser adquirida em farmácias populares ou postos de saúde. Neste caso, basta misturar 1 medida rasa de sal e duas medidas rasas de açúcar em 200 mL de água para que o soro fique com as concentrações mais próximas do recomendado pelo Ministério da Saúde e a OMS.

Certifique-se de que a água esteja limpa e filtrada. Adicione o sal e o açúcar na água morna e misture bem até que se dissolvam completamente. Coloque o soro caseiro em um recipiente limpo e feche bem. O soro caseiro está pronto para ser consumido.

Após aberto, o prazo para consumo passa a ser de apenas 15 dias (mantido sob as condições descritas), isto é, conservado em geladeira. Se nos atentarmos para esse pequeno prazo, fica fácil perceber que na maioria dos casos, dificilmente uma embalagem grande é utilizada em apenas 15 dias.