Pode acontecer do DIU machucar o homem?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

Mito. O DIU tem um fio muito fino para facilitar sua retirada quando chegar o momento, mas ele não atrapalha a relação sexual nem causa prejuízos ao prazer da mulher ou do homem.

“Na maioria das vezes, [o parceiro] não sente, mas às vezes pode acontecer”, afirma ela, ressaltando que a necessidade de fazer alguma modificação no dispositivo fica a critério do quão incômoda é esta questão para a mulher ou o casal.

O DIU hormonal pode provocar mudanças no padrão de sangramento menstrual, como escapes (sangramento discreto e escuro), sangramento irregular ou amenorreia (interrupção da menstruação), dor de cabeça, dor nas mamas, e aumento da oleosidade da pele.

O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular. No caso de DIU hormonal, esses sintomas são especialmente alarmantes, pois esse tipo de DIU habitualmente diminui o sangramento e pode até inibir o período menstrual.

Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5). Uma vez na cavidade abdominal, o DIU pode comprometer vários órgãos vizinhos, como a bexiga, o intestino delgado, o retossigmóide e o apêndice vermiforme(1, 2, 3, 4, 5, 6).

Se o parceiro relatar desconforto ou sensibilidade causada pelos fios do DIU, é recomendado que a mulher agende uma consulta com o ginecologista. O profissional pode verificar a posição do DIU e, se necessário, ajustar o comprimento dos fios para minimizar qualquer interferência durante a relação sexual.

"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.

Seu parceiro pode sentir as hastes
Mas não se preocupe: as chances de isso acontecer são escassas ou nulas.

Fatores de risco para expulsão incluem inserção imediatamente pós-parto, nuliparidade (pacientes que não tem filhos) e expulsão prévia de DIU.

Relações sexuais devem ser evitadas nas primeiras 24 horas após a inserção do DIU. Uma visita ao ginecologista e uma ultrassonografia devem ser realizadas entre 4 a 12 semanas após a inserção do DIU.

Dificilmente isso pode acontecer, mas sim, ele pode sair sozinho caso se desprenda da área inserida. Pode ocorrer do DIU ser expulso naturalmente do organismo, principalmente durante a menstruação, o que dificulta ainda mais a percepção do seu deslocamento.

É raro o DIU se deslocar. Mas pode acontecer, e aí a proteção fica ameaçada.