É possível sentir o DIU de cobre com o dedo?

Perguntado por: uzagalo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Eu posso sentir o DIU? Não. Nem você nem o seu parceiro devem sentir o DIU.

Para saber se o DIU está fora do local correto é importante estar atenta aos sinais do organismo. O sintoma mais comum que indica o deslocamento são as fortes cólicas e sangramento irregular.

"A mulher vai sentir o fio com a ponta do dedo indicador", diz Martins. "Acaba sendo um jeito de se conhecer." Contudo, não conseguir sentir o fio do DIU não significa necessariamente que exista um problema ou que o dispositivo tenha saído do lugar. Em casos de dúvida, a mulher deve procurar um ginecologista.

De toda forma, algumas mulheres podem sentir um pouco de desconforto na hora de colocar o dispositivo e também durante o primeiro mês de uso. Isso acontece porque o organismo está se adaptando ao DIU, mas a expectativa é de que esses desconfortos cessem após esse primeiro mês.

A posição correta do DIU pode ser sentida pela própria mulher, ao tocar o colo do útero. O correto é sentir as pontas dos fios apenas. Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta.

Sexo intenso não vai desalojá-lo
Alguns úteros apenas expelirão o dispositivo. Geralmente, você pode colocar outro e isso não acontece novamente.

"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.

Sim, é possível não só sentir o colo com o dedo, mas também visualizá-lo com o auxílio de um espelho e um espéculo. O espéculo vaginal (também conhecido como bico de pato em alguns lugares) é um instrumento que permite afastar as paredes vaginais, que geralmente ficam encostadas, para visualizar o colo uterino.

Dificilmente isso pode acontecer, mas sim, ele pode sair sozinho caso se desprenda da área inserida. Pode ocorrer do DIU ser expulso naturalmente do organismo, principalmente durante a menstruação, o que dificulta ainda mais a percepção do seu deslocamento.

A resposta é depende. Se for um DIU hormonal, o risco de falhar não muda independente da posição.

A ultrassonografia transvaginal para avaliar a posição do DIU. A ultrassonografia transvaginal é bastante acessível e muito eficaz na avaliação de qualquer uma das complicações citadas. O exame é indicado até mesmo para avaliar as condições uterinas antes da inserção do contraceptivo.

Fatores de risco para expulsão incluem inserção imediatamente pós-parto, nuliparidade (pacientes que não tem filhos) e expulsão prévia de DIU.

A não visualização do fio não é um problema. Vai exigir que você faça o ultrassom anualmente para verificar o correto posicionamento do DIU. A retirada do DIU pode ser mais difícil mas pode ser realizada no consultório com material adequado. Isso pode acontecer novamente se um novo DIU for colocado.

Quando começa a fazer efeito
Camila: Ao ser inserido, o DIU de cobre e de outros tipos já começa a agir imediatamente. Para termos certeza [de] que ele está bem posicionado dentro do útero, solicitamos um ultrassom. Não necessita de cuidados especiais, e a paciente pode voltar à rotina normalmente.

Sim, o DIU aumenta o fluxo menstrual, especialmente nos primeiros meses. Também pode provocar cólicas, já que no início ocorre um período de adaptação do organismo ao DIU.