Para que serve o psyllium e como tomar?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Quando ingerido com água, o psyllium provoca saciedade em função de seu volume no estômago; Tem eficácia no tratamento da síndrome do intestino irritável e da constipação, pois é rico em fibras (cada 100 g de psyllium contêm 80 g de fibras aproximadamente);

Meia colher de sopa de psyllium em pó ou farelo contém aproximadamente 5 g de fibras, o que é uma quantidade recomendada para o consumo mínimo diário. Recomenda-se tomar o psyllium cerca de 30 minutos antes das refeições, acompanhado por um copo de água.

Segundo o Ministério da Saúde, o uso oral do psyllium para tratar condições de saúde deve se dar em doses de 3 a 30 g/dia, com frequência de 1 a 3 vezes ao dia. Além disso, sugere-se o uso por, pelo menos, 14 dias.

É importante tomá-lo com água e depois beber bastante água ao longo do dia. Para usá-lo como laxante, recomenda-se ingerir cinco gramas com um copo de água três vezes por dia como ponto de partida. Isso pode ser aumentado gradualmente, conforme tolerado.

O psyllium ajuda a reter a água no intestino delgado, e com isso, contribui para o aumento da presença de água nas fezes, facilitando sua eliminação. Por isso, o psyllium é uma das formas de tratamento mais recomendadas para a constipação e para outras complicações intestinais.

O psyllium não deve ser usado por crianças com menos de 6 anos ou por pessoas que têm dificuldade para engolir ou bloqueio no intestino, prisão de ventre crônica ou prisão de ventre após cirurgia. Além disso, o psyllium também não deve ser usado por pessoas que têm alergia aos componentes da fórmula.

72 horas

O efeito do psyllium geralmente ocorre após 12 a 72 horas após tomar uma dose, e o tempo de tratamento não deve ultrapassar o período de 7 dias seguidos, a menos que indicado pelo médico.

Quais os efeitos colaterais do psyllium? Entre os principais efeitos colaterais do psyllium estão o desconforto estomacal, sensação de estufamento e diminuição do apetite. Além disso, o consumo de psyllium pode atrasar a absorção de certos medicamentos.

Ainda, por regular o funcionamento do intestino, as fibras auxiliam na diminuição da retenção de líquido. Vale lembrar, que o Psyllium não é um emagrecedor e não elimina a gordura corporal. O Psyllium está relacionado ao aumento da sensação da saciedade e a redução na absorção das gorduras dos alimentos.

O psyllium combate a prisão de ventre e também pode atuar na prevenção do diabetes e doenças cardiovasculares. Por ser fonte de ômega 3, a chia ajuda a evitar a inflamação e inchaço das células, características do aumento no peso.

A recomendação é para que se tome o Psyllium cerca de 30 minutos antes das refeições com um copo de água. Dessa forma, haverá terá tempo de se expandir no estômago e auxiliar na saciedade.

Dessa maneira, um estudo comprovou que pelo menos seis semanas de ingestão diária de psyllium é uma forma eficaz de as pessoas obesas ou com sobrepeso reduzirem o colesterol com muito poucos efeitos colaterais.

O Psyllium é mais eficaz se consumido entre as refeições, sendo melhor assimilado antes de dormir ou como primeira refeição pela manhã, no lugar do café da manhã. Uma recomendação genérica de consumo seria de 10 a 20g (1 a 2 colheres de sopa cheias) ao dia para adultos e metade da dose para crianças de até 12 anos.

O psyllium é uma fibra solúvel natural derivada da casca da semente da erva Plantago Ovata. É uma fonte de fibras que aumenta o volume das fezes e estimula o movimento intestinal.