Para que serve a mistura de água sanitária e açúcar?

Perguntado por: iribeiro4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

E como o açúcar neutraliza essa ação, a água sanitária pode ser utilizada na remoção de roupas brancas e coloridas.

Outra prática relevante é misturar água sanitária e açúcar. Misture 300 gramas de açúcar, 300 ml de água sanitária e deixe de molho em 300 ml de água por 30 minutos. Depois, lave a peça e espere secar para ver o resultado. Vale destacar que o uso de um sabão de qualidade nesse processo potencializa a remoção do bolor.

Como clarear roupa branca com açúcar?

  1. Em um balde, adicione meio litro de água sanitária e um copo de açúcar;
  2. Mexa essa mistura até dissolver completamente;
  3. Acrescente meio litro de água;
  4. Coloque as peças nessa mistura e deixe de molho por 20 minutos;
  5. Lave normalmente.

Faça uma misturinha de 1 copo (200 ml) de água sanitária para 5 litros de água. Se for usar menos de 5 litros, você pode fazer em menor quantidade, basta seguir a proporção adequada de medida. Use a esponja ou a escova para aplicar e esfregar a mistura no local com o mofo.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Como clarear roupa branca com água oxigenada
A água oxigenada pode ser usada para remoção de manchas amareladas e que são mais difíceis de sair. Nesse caso, basta aplicar água oxigenada (volume 20 ou 30) diretamente sobre a mancha, aguardar cerca de 30 minutos e enxaguar em seguida.

Um grande agente branqueador de roupas é o Vinagre Branco, principalmente aquelas roupas que estão amareladas. Coloque em um balde, 1 litro de água e 1 xícara de vinagre branco. Deixe de molho durante um tempo, e depois enxague. Para conservar mais tempo a roupa com aspecto branco estenda sempre no sol.

Açúcar: há quem aconselhe o uso de água sanitária e açúcar para lavar roupas, mas isso não é indicado. Além de o açúcar diluir a água sanitária, reduzindo-lhe a eficácia, a mistura ainda é perigosa, pois gera gases tóxicos.

Bicarbonato + vinagre ajudam a desencardir roupa branca
Para isso, deixe suas roupas brancas de molho em um balde ou bacia com água, uma xícara de vinagre e meia xícara de bicarbonato. Depois de uma hora de molho, observe as partes mais encardidas da roupa e esfregue com sabão.

Coloque a roupa encardida de molho em 5 litros de água quente + 5 colheres de sopa de sal de cozinha + 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nesta água por 6 horas. Retire do molho e coloque na máquina para lavar normalmente com sabão e amaciante.

O açúcar serviria para diluir a água sanitária. “Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Essa mistura é potente contra as marcas de gordura nos vidros e azulejos! Coloque 300 gramas de açúcar e 400 ml de água em uma panela em fogo médio, aguarde a dissolução. Transfira essa combinação para um balde, acrescente 300 ml de água sanitária e misture bem. Deixe esfriar por cerca de uma hora.

Vinagre branco: O vinagre branco é um excelente desodorizador natural e pode ser usado para eliminar o cheiro de mofo do quarto. Para isso, basta misturar partes iguais de água e vinagre em um borrifador e aplicar nas áreas afetadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano seco.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Água sanitária + Detergente
Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que causam prejudicam as vias respiratórias.