Para que é indicado o colágeno não hidrolisado?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Indicações: Contribui na melhora da resistência estrutural das articulações devido a estrutura do colágeno não desnaturado tipo II presente. Serve para a prevenção e tratamento de alguns problemas articulares (artrite, artrose e lesão articular).

Na realidade, a resposta é bem simples e depende de qual o seu objetivo com o suplemento. Em suma: Para quem quer benefícios estéticos, como cabelos mais bonitos, pele mais jovem e unhas mais fortes, o colágeno ideal é o hidrolisado, pois é absorvido mais rapidamente e possui indicação para esse tipo de uso.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.

Qual o melhor tipo de colágeno para os ossos? Quando falamos em colágeno para os ossos, muitas pessoas lembram do tipo II por estar associado às articulações. Porém, apesar do colágeno tipo II ser reconhecido por sua ação na saúde das articulações, é o colágeno tipo I o mais indicado para os ossos.

Geralmente utilizado em forma de comprimido com 40 mg. Portanto o colágeno tipo II tem uma ação principalmente antiinflamatória pelo mecanismo de tolerância oral que foi explicado anteriormente, enquanto o colágeno hidrolisado funciona principalmente como um suplemento.

Ao contrário do Colágeno Tipo I, o Colágeno Não-Hidrolisado, como o próprio nome sugere, não passa pelo processo de hidrólise e, por conta disso, tem a proteína conservada. Aqui, o suplemento é absorvido como a proteína naturalmente seria, já que a molécula está em seu tamanho real – in natura.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Em regra, o tratamento com colágeno tipo 2 demonstra efeito a partir de 3 meses, consumindo nas dosagens adequadas diariamente. No entanto, a melhora dos sinais vai depender da patologia de cada indivíduo.

Quem pode tomar? Tomar colágeno não faz mal e não existem contraindicações para o consumo de colágeno. O suplemento pode ser utilizado por qualquer indivíduo, a partir dos 19 anos. O colágeno é uma proteína longa e fibrosa abundante em mamíferos, responsável por cerca de 30% da massa proteica total do corpo.

Lista com os melhores Colágenos de 2023

  • Nutrify. Collagen Renew.
  • Puravida. Collagen Protein.
  • Max Titanium. Colagen.
  • Dark Lab. Colágeno Hidrolisado.
  • New Millen. Colágeno Hidrolisado.

Qual o colágeno mais indicado? Tanto o colágeno hidrolisado como o colágeno não desnaturado têm espaço no tratamento da artrose do joelho, das lesões da cartilagem articular ou da condromalácia. São, porém, suplementos com estratégias diferentes e com diferentes mecanismos de ação.

O colágeno do tipo II é, portanto, o colágeno predominante na cartilagem dos nossos joelhos. Ele é produzido pelos condrócitos para a formação da matriz condral da cartilagem hialina.

Diminuição da dor no joelho com uso de colágeno tipo II
Ajuda a evitar o desgaste das articulações. Contribui na prevenção e tratamento de doenças relacionadas.

Nesse caso, a suplementação de colágeno tipo 2 é eficaz. Suplementos como o da Condres, Sanavita e Nutrify são algumas ótimas opções disponíveis no mercado.