O que mais estraga o cabelo?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.

Existem vários hábitos que podem prejudicar os fios. Lavar os cabelos com água muito quente, usar elásticos por muito tempo e exagerar no secador são alguns dos fatores que não fazem nada bem. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas de como reverter esse quadro para ter cabelos fortes e saudáveis.

Além de deixar os fios com um aspecto oleoso e pesado, o suor estraga o cabelo e, por isso, você deve tomar alguns cuidados ao transpirar excessivamente, como durante o treino ou enquanto curte um dia de sol na praia.

Fios cacheados são mais difíceis de cuidar do que os lisos? A resposta é não. Isso porque os dois tipos de cabelo têm as suas particularidades, que demandam uma rotina de cuidados para que os fios possam sempre estar saudáveis e bonitos.

Quais são as cores de cabelo mais difíceis de manter? O cabelo ruivo é notoriamente difícil quando se trata de manutenção. Embora seja a cor mais difícil de tirar totalmente do cabelo, também é a primeira a desbotar, geralmente clareando drasticamente nas primeiras lavagens.

Seis atitudes que prejudicam a saúde dos cabelos

  • Banho quente. Além de abrir demasiadamente a cutícula dos fios, a água quente aumenta a oleosidade do cabelo. ...
  • Secar o cabelo esfregando a toalha. ...
  • Dormir com os fios molhados. ...
  • Passar a mão no cabelo frequentemente. ...
  • Rabo de cavalo. ...
  • Lavar o cabelo todos os dias.

Algumas causas mais comuns do enfraquecimento capilar são: procedimentos químicos como alisamentos e descolorações; excesso de calor (secador, chapinha e modeladores);

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Oleaginosas: Inserir nozes, óleo de linhaça, canola, além de sementes de chia, linhaça e girassol podem ajudar na manutenção de fios fortes, reduzir a queda de cabelo e proteger contra a caspa.

Evite passar a mão no cabelo
Isso porque a nossa mão entra em contato com diversas superfícies externas e tem uma oleosidade natural. Ao ficar passando a mão no cabelo, é possível passar parte dessas bactérias e oleosidade para o couro cabeludo.

5 passos para ter cabelos mais saudáveis e bonitos

  1. Escolha uma boa linha de shampoo, condicionador e máscara. Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado diferente. ...
  2. Não tenha medo de cortar o seu cabelo. ...
  3. Penteie os fios da maneira correta. ...
  4. Nutra e hidrate os cabelos com frequência. ...
  5. Use fontes de calor adequadamente.

Como saber se o cabelo está saudável? Antes de mais nada, é preciso reconhecer o que é, de fato, ter um cabelo saudável. “Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra.

Um cabelo saudável é forte, não se quebra com facilidade, e apresenta o equilíbrio ideal da oleosidade natural que vem do couro cabeludo, sem excessos e sem risco de ressecamento.