É melhor secar o cabelo com ar frio ou quente?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

De acordo com o cabeleireiro Edu Andrade, o ar quente abre as cutículas dos fios do cabelo, o que os tornam mais fáceis de moldar. No entanto, se essas cutículas permanecerem abertas, os fios começam a perder formato e ganhar frizz. Por isso a importância da finalização com o jato frio.

Para tirar a umidade dos fios sem alisar os cabelos
Quando a ideia for só retirar a umidade do cabelo, sem esticar ou modelar as madeixas, o ar frio pode ser uma opção bem vantajosa!

Se o seu objetivo é só secar o cabelo, o ar frio - ou, no máximo, morno - é a melhor opção para não danificar os fios. Ele demora um pouco mais que o ar quente, mas seca muito bem as madeixas e não agride o seu cabelo, como as altas temperaturas fazem.

O ar frio deixa os fios mais encorpados, alinhados e com brilho. Como você pode ver, o ar frio do secador de cabelo tem diversas utilidades, seja para secar os fios sem danificar, para dar brilho ou ainda mais volume aos cabelos. Por isso, o mais indicado é sempre que os últimos jatos do secador seja frio.

O jato do secador frio é capaz de abaixar os fios rebeldes e deixar os fios mais soltos. O ar frio sela a cutícula, dando mais brilho, característico da escova e da chapinha.

Natural ou secador: quais as vantagens de cada método? Uma das grandes vantagens de deixar os cabelos secando naturalmente é a de que os fios não são expostos ao calor e, por isso, estão menos propensos a ficarem danificados ou ressecados. Mas, nem tudo é perfeito!

Usar o aparelho todos os dias pode não ser prejudicial para os cabelos.

Acima de 350°C ocorre dano total ao fio de cabelo. Diante disso, o objetivo deste estudo é mostrar os danos causados pelas temperaturas das chapinhas ao cabelo.

Nesse caso, use o mais largo que distribui melhor o calor. As cacheadas e crespas devem fazer uso do difusor. Escova para desembaraçar ajuda a secar o cabelo de uma forma rápida, mas não modela as pontas.

O ar quente modela os fios, mas pela temperatura alta, não deve ser usado diretamente nos fios. O ideal é deixar de dez a 20 centímetros de distância dos fios e usar na cabeleira com escova que suporte o aquecimento excessivo.

Para a tricologista Letícia Bertazzi, a temperatura dos secadores não deve ultrapassar os 90°C. “No caso de secador, a temperatura fica entre 60°C e 90°C. Quando for chapinha, não deve ser maior que 120°C.” A médica ainda afirma que o ideal é usar, no máximo, cinco vezes por semana.

Para deixar os fios super lisos
Separe o cabelo em mechas e seque uma por vez. Depois, passe a escova por dentro dos fios, mantendo-os bem retos enquanto acompanha o movimento com o secador. Quanto mais vezes você fizer esse processo, mais lisas suas madeixas vão ficar - e mais tempo o efeito vai durar.

Quem quer acabar com o frizz deve dar preferência para a água fria na hora de lavar o cabelo. Isso porque a água quente retira a oleosidade natural dos fios e provoca o ressecamento. Se não for possível usar a água fria no banho inteiro, diminua a temperatura ao menos na chuveirada final.

Como secar o cabelo antes de dormir? Lavar o cabelo à noite e secá-lo com secador na sequência é a melhor solução para evitar os danos causados pelo excesso de umidade: 1.