O que é melhor chapinha ou escova alisadora?

Perguntado por: lbarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

As escovas de alisamento são normalmente recomendadas pelos cabeleireiros para cabelos mais finos e sensíveis ou cabelos com menos ondulações definidas. Enquanto as chapinhas são recomendadas para alisar os fios mais grossos e encaracolados.

A escova alisadora serve para qualquer tipo de cabelo? Ela pode ser usada em qualquer tipo de cabelo, mas terá resultados diferentes. Fios muito grossos e cabelos com muitas ondas não ficarão lisos. Para esse resultado, é melhor usar a chapinha.

De qualquer forma, mesmo que os dois utensílios possam agredir as madeixas, o secador ainda é menos agressivo do que a chapinha. A explicação pra isso é que o calor é muito mais distribuído nele do que na prancha, que concentra toda a alta temperatura nas placas em contato direto nas mechas.

Escova secadora x chapinha
A escova secadora tem uma temperatura menor do que a da chapa, então, se a pessoa não tem tanta facilidade para manipular essas ferramentas, ela corre menos risco de danificar o cabelo”, finaliza Andrea.

A escova alisadora serve para todo tipo de cabelo? Sim! A escova alisadora pode ser usada em todo tipo de curvatura, ou seja, cabelos ondulados, cacheados e crespos podem usar. Entretanto, o resultado não é igual em todo fio.

Usar a toalha e a escova certas é truque fundamental
Além disso, dê preferência às escovas de cerdas finas. O ideal é que ela tenha cerdas bem unidas, já que esse tipo de escova desembaraça os fios com mais facilidade, deixando-os mais lisos e cheios de brilho.

O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.

Prancha de titânio
Elas são condutoras de calor e emitem íons negativos, que selam as cutículas do cabelo, fixam os nutrientes e reduzem o frizz. Por isso, esse tipo de prancha é indicado para cabelos secos. Além disso, um diferencial é a durabilidade do titânio, que aumenta a vida útil da prancha de cabelo.

Há aquelas com titânio (indicada para cabelos secos), turmalina (reduz o frizz e garante o brilho), safira (agride menos, indicada para os mais volumosos ou curtos) e infravermelho (auxilia na limpeza e recuperação dos fios).

Protetor térmico é seu novo melhor amigo
O protetor térmico cria uma proteção física para os fios, deixando-os mais resistentes ao calor e, consequentemente, aos danos. Esse produto geralmente deve ser aplicado com o cabelo ainda molhado, mas ele também pode ser usado no cabelo seco caso ele tenha secado naturalmente.

Se usada com parcimônia, a chapinha pode ser usada dia sim, dia não. Mas o uso indiscriminado pode esticar demais os cabelos e prejudicar a saúde do couro cabeludo.

Enquanto a chapinha apenas alisa os fios e dá brilho, algumas escovas rotativas são capazes de secar os cabelos enquanto os alisam. Porém, em ambos os casos o efeito passa após a transpiração do couro cabeludo, a chuva e qualquer outro tipo de contato com a água.

Não exagere no uso: como no caso do secador e da chapinha, o uso excessivo da escova alisadora pode prejudicar e muito os fios. Use com moderação (e não todos os dias).

Aqui, é importante lembrar que o cabelo não deve estar seco ou molhado e sim, úmido.

Alguns ingredientes populares para alisar o cabelo naturalmente incluem leite de coco, óleo de coco, suco de limão, leite e mel. Esses ingredientes podem ajudar a relaxar os fios e proporcionar uma aparência mais lisa temporariamente.

Como deixar o cabelo liso com algumas dicas práticas?

  1. Escova progressiva. ...
  2. Selagem. ...
  3. Botox capilar. ...
  4. Cosméticos de manutenção. ...
  5. Utilizar shampoos e condicionadores com efeito alisante. ...
  6. Fazer um bom cronograma capilar. ...
  7. Dormir com touca de meia. ...
  8. Utilizar um protetor térmico antes da chapinha e do secador.