Onde usar Pode-se?

Perguntado por: nchaves . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Pode se concluir assim que, embora as três construções frásicas estejam corretas, no português do Brasil, há uma preferência pela próclise antes do verbo principal:

  • pode se saber;
  • pode se conhecer;
  • pode se visitar;
  • pode se estacionar;
  • pode se fumar.

1. Pode-se dizer. Quando é possível dizer ou afirmar algo sobre, mas a expressão não carrega muita certeza do falante ou escritor. Pode-se dizer que todos nós temos algum tipo de medo.

Em frases negativas (com advérbios ou pronomes de valor negativo como não, nunca, jamais, nada): «Não se recomenda a substituição», «Ele nunca se feriu», «Eles não se casaram». Em frases interrogativas iniciadas por pronomes ou advérbios interrogativos (quem?, porque?): «Quem se feriu?», «Onde se casaram eles?»

As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

A palavra literalmente não significa figurativamente. É exatamente o oposto. Literalmente é o que é literal, sem nenhuma alteração. Uma tradução literal, por exemplo, é uma tradução que não contém nenhuma forma de interpretação.

A frase do título vê acerto no emprego "errado” de menas porque aborda em seu conteúdo a ideia de preconceito linguístico.

As duas formas poderão estar corretas, conforme o contexto em que ocorrem. Correto: Pode-se entrar? Correto: Já se pode entrar?

Regra: no registro formal, não se deve jamais iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, os, as, lhes, nos e vos).

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária.

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal.

'» (2) «como se, loc. conj., de modo correspondente a uma situação hipotética. 'Veio ter comigo como se eu fosse o responsável pelo que aconteceu.