Onde tem energia maremotriz no Brasil?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Brasil possui uma única usina-teste que promove a geração elétrica a partir das ondas do mar, que é a usina de porto de Pecém. Ela fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará.

Os locais que apresentam grande potencial para a produção de energia maremotriz são a baía de Fundy, no Canadá, e a baía Mont-Saint-Michel, na França, que possuem cerca de 15 metros de desnível entre a maré alta e a baixa.

usina maremotriz de La Rance

A usina maremotriz de La Rance - Figura 5 - é atualmente a maior do mundo em potência instalada - 240 MW. A estratégia de operação da usina é uma combinação de efeito duplo e bombeamento. A produção anual da usina pode chegar a 544 GWh, sendo que 10 % deste total é usado para fins de bombeamento [3].

Estima-se que os 8 mil quilômetros de extensão litoral no Brasil podem receber usinas de ondas suficientes para gerar 87 gigawatts. Sendo assim deste total, 20% seriam convertidos em energia elétrica, o que aproximadamente equivale a cerca de 17% da capacidade total instalada no País.

Por que o Brasil não produz energia maremotriz? Após o incidente em São Luís antes mesmo do início das obras da estação, nenhum outro projeto avançou no Brasil, segundo Eliab revela ao Valor. Isso poderia ser explicado pela abundante disponibilidade de fontes renováveis de energia no Brasil.

Testada no porto do Pecém, no Ceará, foi a primeira usina da América Latina a utilizar o movimento das ondas do mar para produção de energia elétrica.

Energia das marés
Quando a maré baixa, a água sai do reservatório e movimenta as turbinas, gerando eletricidade. Japão, França, Coreia do Sul, Inglaterra e Estados Unidos são os países que mais utilizam esta fonte de geração atualmente.

O Brasil possui uma única usina-teste que promove a geração elétrica a partir das ondas do mar, que é a usina de porto de Pecém. Ela fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Ceará.

No Brasil, ainda nos anos 1970, um projeto maremotriz foi planejado no estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), para o aproveitamento da oscilação de sete metros existente naquele local da bacia de São Marcos – mas não foi finalizado.

Usina Peixe Angical está em operação desde 2006 e obteve nota 99,40 no ranking geral da Aneel. No mês passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou o ranking das melhores usinas hidrelétricas do Brasil e na liderança está a Usina Peixe Angical.

energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.

Em 1967, o primeiro grande projeto de aproveitamento das marés foi construído no rio Rance, na França, onde a média anual das marés é de 8,4 metros de desnível. Esse projeto consistiu na construção de uma barragem de 710 metros de comprimento.