Onde pode substituir em que?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.” “Nova Zelândia é o país onde se adotaa melhor política de prevenção contra a Covid-19.”

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”.

Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual (e suas flexões na qual, nos quais, nas quais) e nos casos da ideia de causa / efeito ou de conclusão.

NÃO se tratando de LUGAR FÍSICO, deve-se usar EM QUE, NO QUAL, NA QUAL, NOS QUAIS, NAS QUAIS. Exemplos: A cirurgia EM QUE atuei. O dia EM QUE nasceu Jesus.

Ou seja, é preciso usar a palavra aonde. Já o verbo estar dá a ideia de permanência e, portanto, o termo onde deve ser empregue. Agora, se você for escrever uma oração que tenha esses ou outros verbos com sentidos opostos (um de permanência e outro de movimento), não use aonde nem onde.

São exemplos de pronomes relativos são: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc.

Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.

  • Não sei onde fica a cidade de Araguari.
  • Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.

Onde é usado com verbos regidos pela preposição em. Aonde é usado com verbos regidos pela preposição a. Em situações informais, costumamos não diferenciar esses conceitos.

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação. Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar…