Onde nasceu a indústria?

Perguntado por: ohipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia.

A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial por causa de fatores, como: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamentos, entre outros. A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura.

As primeiras indústrias no Brasil surgiram no final do século XIX, época em que o país já era uma república, conhecida como república do Café com Leite.

A industrialização no Brasil ocorreu de forma tardia por meio da política de substituição das importações no contexto de ocorrência da Primeira Guerra Mundial. Os capitais oriundos de cultivos agrícolas, com destaque para o café, foram primordiais para o desenvolvimento da indústria brasileira.

Antecedentes da Revolução Industrial
O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.

De fato, a industrialização começou com a Revolução Industrial, que teve seu berço na Inglaterra durante o século XVIII, quando as mudanças tecnológicas, o acúmulo de capitas pela burguesia e fenômenos como o cercamento dos campos, que levou os trabalhadores para as áreas urbanas, permitiram o estabelecimento da ...

Inglaterra

A Revolução Industrial iniciou na Inglaterra no século XVIII. Foi um processo histórico estabelecido pelo desenvolvimento tecnológico da indústria.

Evolução da indústria
As primeiras atividades industriais estabeleceram-se no mundo com a chamada Primeira Revolução Industrial, ocorrida na Europa, mais precisamente no Reino Unido, no século XVIII (por volta de 1760). Nesse período foi criada a máquina a vapor, e o carvão mineral era a principal fonte de energia.

1760

1. Primeira revolução industrial. A primeira revolução industrial ocorreu em meados do século XVIII, por volta de 1760. Esta primeira fase acabou ficando marcada pelo papel pioneiro da Inglaterra.

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira. Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.

Basicamente, elas incluem as indústrias de base, intermediárias, de bens de consumo e de ponta.

Foi só a partir de 1930, durante o governo de Getúlio Vargas, que o Brasil passou a investir no segundo setor - ou setor industrial - e passou por profundas mudanças econômicas, políticas e sociais.

As primeiras indústrias do país estavam ligadas à extração mineral, produção de calçados, tecidos e alimentos.

O início do sistema de fábrica, o processo de mudança e o surgimento das primeiras fábricas ocorreram por volta dos séculos XII e XIV. Os fatos coincidiram com a mudança da Idade Média para a Idade Moderna. Neste período também surgiu a burguesia na Europa. Os primeiros capitalistas foram os ingleses.

As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias. Muitos trabalhadores adquiriram doenças respiratórias por causa do ar poluído que vinha das máquinas.

A indústria corresponde ao conjunto de empresas que realizam a transformação de matérias-primas em bens acabados ou intermediários. Pode ser dividida em indústria de base, de bens intermediários ou de bens de consumo, os quais, por sua vez, dividem-se entre bens duráveis e não duráveis.