Qual foi a principal fonte de energia durante a Revolução Industrial?

Perguntado por: lmarques9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Durante a Primeira Revolução Industrial, o carvão mineral e também o carvão vegetal foram a principal fonte de energia para as indústrias. Em 1888, por exemplo, cerca de 97% de toda a energia mundial era proveniente desse combustível.

carvão mineral

No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época.

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.

Antecedentes da Revolução Industrial
O início da Revolução Industrial ocorreu pelo desenvolvimento da máquina a vapor, que aproveita o vapor da água aquecida pelo carvão para produzir energia e revertê-la em força para mover as máquinas.

carvão mineral

O carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante os séculos XVIII e XIX. A partir de 1970 começaram a ser utilizadas novas formas de energia, como o petróleo e a eletricidade.

Uma das principais características da Segunda Revolução Industrial foi a utilização de novas fontes de energia, sendo essas a eletricidade e o petróleo.

Os três tipos principais são petróleo, carvão mineral e gás natural, mas existem muitos outros, como a nafta e o xisto betuminoso. Os combustíveis fósseis são as fontes de energia mais importantes e disputadas pela humanidade no momento.

Ao longo dos séculos, a matriz energética evoluiu bastante. Por muito tempo, no início da história da humanidade, a força muscular foi a principal fonte de energia utilizada pelo homem. Há cerca de apenas 400 mil anos, ocorreu o primeiro avanço tecnológico: o uso do fogo e de utensílios para a caça e a pesca.

A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.