Quais foram as consequências negativas da Guerra Fria?

Perguntado por: nsalgado4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

As principais consequências foram as seguintes: Rompimento de relações comerciais com a União Soviética. Aumento no Brasil, principalmente durante a Ditadura Militar, das perseguições aos defensores do socialismo. Aumento da influência política e econômica dos Estados Unidos no Brasil.

Corrida armamentista;
Ameaça de uma guerra nuclear; Patrocínio de ditaduras e conflitos armados; Marcante divisão ideológica do mundo.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Como vimos, uma das principais consequências da Guerra Fria foi a divisão do mundo em dois polos: um capitalista, outro comunista. O muro de Berlim foi a representação mais fiel disso. A Alemanha foi dividida em duas durante o período: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.

Pontos negativos : Luta entre os países , o muro de Berlim e a disputa que envolveu o planeta , inclusive o Brasil ,coma ditadura militar. Pontos positivos : O mundo evoluiu , devido as competições aeroespaciais , onde os Estados Unidos e a União Soviética disputavam os melhores foguetes , aviões , além de armamentos .

O sistema capitalista tem como vantagens importantes a liberdade econômica, a inovação tecnológica e a livre concorrência. Porém, também apresenta pontos bastante negativos, como a ampla desigualdade social.

Resposta. corrupcao,violencia ,descriminacao,preconceito,racismo.

Alguns resquícios da Guerra Fria no mundo atual são a separação da Coreia do Norte e do Sul, a existência de ogivas nucleares americanas em bases da Alemanha e a tensão nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos.

Crise econômica em função dos altos custos da Guerra Fria; Aumento do número de desempregados; Aumento do número de pessoas em situação de extrema pobreza; Edição do mapa-múndi, o qual surgiu novas nações.

O Pós-Guerra, iniciado em 1945, conformou a divisão do mundo durante o restante do século XX, opondo EUA e URSS e criando a chamada Guerra Fria.

Se consolidou uma economia neoliberal, com baixa intervenção do estado, que passou a ser mínimo, o que ocasionou na redução dos gastos públicos com saúde, educação e outras políticas sociais.

Características da Guerra Fria
Polarização do mundo: de um lado o socialismo, liderado pela União Soviética; de outro o capitalismo, capitaneado pelos Estados Unidos. Aumento da produção de armamento nuclear. Desenvolvimento de redes internacionais de espionagem e contra-espionagem, como a CIA (EUA) e KGB (URSS).

Se observarmos as estatísticas históricas veremos que o sistema internacional, finalizado ao término na Segunda Guerra Mundial, provocou mais de 70 milhões de mortos só no século XX, que o sistema bipolar durante a Guerra Fria gerou 16,5 milhões de baixas em conflitos armados e que o atual sistema unipolar regido pelos ...

A Guerra Fria foi um período marcado por um conflito político-ideológico travado entre Estados Unidos e a ex-União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. Esse período polarizou o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.

Durante a Guerra Fria, o Brasil tendeu a se alinhar ideologicamente aos Estados Unidos enquanto buscava o desenvolvimento. Com o fim da Guerra Fria percebe-se a adoção de uma política desnacionalizante e de defesa de interesses tópicos nas divergências com os Estados Unidos.

Causas da Guerra Fria
Esse conflito foi resultado da disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e União Soviética, os dois países que saíram com status de potência após a guerra. A diferença de ideologia é a chave para entendermos esse conflito.