Como ficou a economia depois da Guerra Fria?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Se consolidou uma economia neoliberal, com baixa intervenção do estado, que passou a ser mínimo, o que ocasionou na redução dos gastos públicos com saúde, educação e outras políticas sociais.

A economia mundial, que ainda não se recuperou totalmente do choque da pandemia, deixou dois pontos-chaves de vulnerabilidade: inflação alta e mercados financeiros nervosos. Com a guerra o cenário piora e se projeta também baixo crescimento da economia mundial.

Consequências da Guerra Fria
derrota do socialismo; ascensão do capitalismo em todo o mundo; grande desenvolvimento e avanço tecnológicos; modificação do mapa-múndi, com o surgimento de novas nações.

A classe trabalhadora sofreu reduções salariais, perda de empregos e direitos sociais em todos os países. Os movimentos trabalhistas foram colocados na defensiva pelos poderes das novas legislações e pelo desemprego produzido pelos ajustes fiscais.

Pouco mais de um ano após o Armistício, em maio de 1920, a economia internacional sofreria um dos maiores abalos já noticiados em sua história. O colapso das bolsas de valores, dos preços e da produção ao redor do mundo foi nada menos que avassalador.

Além das inestimáveis perdas provocadas pelas mortes e vítimas na Ucrânia e na Rússia -os dois países mais diretamente impactados pelo conflito-, as economias de alguns países na Europa e na África devem ser sofrer porque dependem de produtos comprados de russos e ucranianos, dizem especialistas em relações ...

Ao final da II Guerra, da qual o território e os recursos norte-americanos saíram praticamente intactos, os Estados Unidos concentravam sozinhos a quase totalidade da liquidez mundial. Seu território continental não havia sido atacado, e sua infraestrutura e malha industrial saíram ilesas.

12 de março de 1947 – 26 de dezembro de 1991

A Guerra Fria teve fim com a dissolução da União Soviética, que ocorreu em 26 de dezembro de 1991. O fim da URSS foi resultado da grande crise econômica e política que atingiu aquele país a partir da década de 1970.

O fim da Guerra Fria se deu com a decadência e, consequentemente, o fim da URSS e da divisão do mundo entre capitalistas e comunistas. As consequências da Guerra Fria foram: criação de novos países na Ásia e no Leste Europeu, criação da Otan e estabelecimento do capitalismo como única ordem mundial.