Quais são os três tipos de Revolução Industrial?

Perguntado por: rjordao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Primeira Revolução Industrial: de 1760 até meados de 1850; → Segunda Revolução Industrial: entre 1850 e meados de 1945; → Terceira Revolução Industrial: meados de 1950 até os dias atuais.

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

A Terceira Revolução Industrial, que ocorreu na segunda metade do século XX, é uma das fases da Revolução Industrial e ficou conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional. A Terceira Revolução Industrial corresponde aos avanços, especialmente nas áreas da robótica e eletrônica.

A Primeira Revolução Industrial, por exemplo, foi marcada pela produção mecanizada e em larga escala. A Segunda, por sua vez, trouxe à tona a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. A Terceira marca a chegada da eletrônica e da tecnologia.

O marco principal desta etapa da Revolução Industrial foi o uso da eletrônica e da informática para modernizar a indústria. Começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos, entre outros.

Revolução Francesa, Revolução Industrial, Revolução Soviética, Revolução Digital, Revolução Sexual são alguns dos exemplos. Afinal de contas, o que significa revolução? O termo é empregado para diferentes realidades que influenciam diversas nações, e até mesmo cada indivíduo.

Há três tipos gerais de indústrias: indústrias de base, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo.

As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.

A Indústria 4.0 é a origem de uma nova revolução — conhecida como Quarta Revolução Industrial — que mistura técnicas de produção de vanguarda com sistemas inteligentes que se integram com as organizações e pessoas. A seguir, repassaremos as tecnologias que protagonizam este processo e seu vertiginoso progresso.

Iniciada na década de 1950, essa fase da Revolução Industrial caracteriza-se especialmente pela inserção da tecnologia no campo científico, atrelando-o à indústria e ao sistema produtivo. Alcançou-se, nesse período, avanços e aprimoramentos tecnológicos até então nunca vistos.

A Terceira Revolução Industrial é uma das fases de desenvolvimento da indústria. Nela, o avanço tecnológico abrange, além da automação de equipamentos, também o uso de tecnologias da informação, computadores e outros dispositivos altamente tecnológicos.

A Indústria 4.0 também chamada de Quarta Revolução Industrial, engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.

Resumo. Para alguns estudiosos, a terceira Revolução Industrial teve início nos Estados Unidos e em alguns países europeus, quando a ciência descobriu a possibilidade de utilizar a energia nuclear do átomo.

Além de ter otimizado a produção, a 3a Revolução Industrial também fez com que ela fosse realizada em menos tempo e maior escala e mudou a relação entre as pessoas em todo mundo. As novas tecnologias, que agora estavam à disposição da população, mudaram as formas de comunicação.