Onde fica a vírgula no MAS?
2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula. Exemplo: "O dia foi marcado, porém os alunos não poderão vir."
Como usar a palavra mas
A palavra “mas” pode ser usada em dois contextos: como conjunção adversativa ou como substantivo. A conjunção “mas” liga duas palavras ou orações expressando sentido de oposição.
Quando usar vírgula nas conjunções
Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula.
Quando não se pode usar a vírgula
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.
Tem vírgula depois de portanto
Conjunções iniciais
Observe a vírgula depois de “portanto”: A guerra acabou. Portanto, seremos libertados.
Para que serve a vírgula exemplo
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.
Como usar a vírgula antes ou depois do e
A vírgula é obrigatória antes e depois da conjunção e quando as duas situações que exigem vírgula ocorrem ao mesmo tempo na frase. Exemplos: Franco jogava videogame, distraído, e, quando a campainha tocou, tomou um susto.
É mas tarde ou mais tarde
É usado principalmente como conjunção que introduz uma contrariedade, uma adversidade. Dica: Na dúvida, teste com outras conjunções equivalentes, como porém, contudo, todavia, entretanto. Se o sentido for o mesmo, pode ficar tranquilo e escrever MAS.
Como usar a vírgula depois do MAS
A vírgula precede o "mas" quando ele indica oposição de ideias ou adição. No entanto, ela é utilizada depois do "mas" quando ele introduz orações intercaladas. Exemplos: Queria telefonar para o meu namorado, mas já está tarde.
Quando se usa depois do MAS
Vírgula depois de “mas”
Em geral, não devemos utilizar vírgula após o “mas”. Há, contudo, um exceção. Quando houver houver uma frase intercalada logo depois de “mas”, a vírgula é aplicada após a conjunção adversativa, pois intercalações devem ser colocadas entre vírgulas.
Como usar a vírgula depois do que
Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção. 7.
Como fazer uma frase com vírgula
Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.
Estou bem graças a Deus tem vírgula
Se a frase fosse "Estou me formando graças a Deus", passaria a ideia de que Deus interviu diretamente para que a pessoa se formasse. Como a intenção é apenas se referir a algo bom (note que "graças a Deus" equivaleria a "felizmente"), recomenda-se manter a vírgula.