Onde é feito o corte da mastopexia?

Perguntado por: edias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Durante a mastopexia, o cirurgião plástico faz um corte em volta das aréolas, que se estende pela parte inferior da aréola até a parte inferior das mamas.

Ela permite que o médico retire uma grande quantidade de pele e remodele completamente as mamas. A incisão é feita em torno da aréola, desce verticalmente até o sulco mamário e ali o cirurgião faz um corte que segue a dobra dessa região. Assim, seu formato final se parece com o de uma âncora.

Na maioria dos casos, é inserido abaixo da cicatriz da cirurgia e é fixado com pontos ou grampos. Pode ser mantido por cerca de 1 a 4 semanas, podendo variar. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.

Raramente a Mastopexia com próteses tem complicações sérias, mas intercorrências inerentes a qualquer procedimento cirúrgico podem acontecer como hematomas, seromas, infecção (que pode levar a perda da prótese), necrose de pele e de aréola, deiscência de pontos, mal posicionamento das próteses

Para muitas mulheres, a aparência da cicatriz da mastopexia com 6 meses muda bastante, podendo ser avermelhada ou amarronzada e ficando mais clara a cada mês.

Porém, na maioria das vezes, a mastopexia deixa uma cicatriz em volta da aréola, uma linha vertical e, em vários casos, uma outra na base do seio. Assim, as cicatrizes ficam em formato de pirulito ou âncora, como costumamos chamá-las. A mastopexia periareolar deixa uma única cicatriz em volta da aréola.

Atividades que exigem que você levante muitos os braços como academia e até mesmo dirigir devem ser interrompidas durante esses 30 dias. Por outro lado qualquer atividade de sua vida normal que não envolva levantar peso ou levantar muito os braços estão liberadas!

Toda cirurgia causa um trauma cirúrgico, o que provoca um processo inflamatório no corpo. É natural e não apresenta riscos. Entre os sintomas dessa inflamação estão o inchaço após a mastopexia, a dor e os hematomas.

Durante as duas primeiras semanas, é recomendado que a paciente faça repouso, evitando esforços. Porém, o repouso não deve ser absoluto: faça pequenas caminhadas pela casa e evite só ficar deitada. Além disso, após a cirurgia de mastopexia, será necessário utilizar um sutiã cirúrgico por pelo menos dois meses.

Evitar esforços nos 15 primeiros dias. Usar o soutien cirúrgico por 30 dias. Por 30 dias é proibido: movimentos bruscos com os braços, pegar peso, deitar de lado ou de bruços e elevar os braços acima da linha dos ombros. Evite as atividades físicas por no mínimo 15 dias.

A recuperação é sempre individual e varia de acordo com as características de cada paciente. Mas, no geral, o inchaço demora cerca de 3 semanas para começar a diminuir. A partir de então, o tempo para desinchar a mastopexia varia entre 2 e 3 meses.

Ao mover os braços, o músculo peitoral que sustenta as mamas também se movimenta, e isso pode afetar a recuperação e a cicatrização. Em um período de 30 dias a paciente não deve levantar os braços num ângulo maior que 90º.

As incisões feitas durante a cirurgia plástica geralmente são bastante finas. Isso quer dizer que a cicatriz da mastopexia também será. Inicialmente, elas podem parecer como linhas vermelhas e salientes. Eventualmente, elas irão desbotar, achatar e com passar dos meses, ficar com uma cor rosada.