Onde dói ovários?

Perguntado por: rmarinho . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 19 votos

Os principais sintomas são dor na parte inferior da barriga e ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual; febre, enjoos e vômitos e dificuldade para engravidar. A inflamação aguda ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários.

Esta dor pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.

Torção ou ruptura do ovário; Dor intensa na região abdominal; Se trata de uma emergência ginecológica; Deve ser tratado com cirurgia de emergência.

Eles estão localizados nas proximidades de parede pélvica lateral em cada lado do útero.

Geralmente, os cistos nos ovários são bem pequenos e indolores, e acabam desaparecendo sem causar nenhum sintoma. Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só.

Elas podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos e sudorese excessiva. Outros sintomas que também podem ocorrer são desconforto ou dor ao urinar, febre alta, mal-estar generalizado, desconforto na hora da relação sexual e secreção ou sangramento pela vagina.

Desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço. Sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve. Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável.

2A dor pode ser causada por cistos também funcionais, mas de caráter pós ovulação. É o chamado corpo lúteo a cicatriz de onde o óvulo maduro foi liberado. 3Essa dor nos ovários devido ao corpo lúteo é em algumas vezes intensa quando acontece a fecundação do óvulo e mais ainda quando há a implantação.

Exame de sangue – níveis muito elevados de uma proteína chamada CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor ou problemas não-cancerosos. Por isso, um exame de sangue pode ser pedido.

Dor, febre, enjoo, dificuldade de engravidar, sangramento fora do ciclo podem ser sinais do problema mas por serem sintomas também relacionados a outras doenças, a consulta ao médico é fundamental para o diagnóstico correto.

O incômodo é muito semelhante às cólicas menstruais, tão comuns. Em alguns casos, a mulher ainda sente enjoos e percebe um leve sangramento. Quando esse tipo de dor acontece, a mulher pode utilizar um medicamento para a cólica. O analgésico costuma diminuir o incômodo até que o sintoma desapareça.

O tratamento da inflamação nos ovários costuma ser realizado com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios hormonais por cerca de 14 dias, independente da ooforite, prescritos pelo ginecologista.