Como saber se estou grávida ou com gases?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

Quais são os sintomas de gases na gravidez? O excesso de gases na gestação se manifesta habitualmente como um aumento da necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum), sensação de abdômen distendido, sensação de gases movendo-se nos intestinos e cólicas abdominais.

Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Este pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas. Há aumento na necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum).

O inchaço ocorre no final da gravidez devido ao aumento do útero e aumento hormonal. A cavidade uterina ocupa mais espaço na cavidade abdominal, empurrando ainda mais o estômago e afetando a digestão.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação!

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Os gases na gravidez são uma condição que pode ocorrer em qualquer momento dessa fase da vida da mulher. Contudo, o mais comum é que o sintoma se intensifique no final da gestação, quando o organismo feminino já passou por transformações hormonais significativas e todo o sistema digestivo acaba sendo afetado1.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Como é a dor no pé da barriga no início da gravidez? A dor no pé da barriga no início da gravidez é facilmente confundida com as dores de cólica pré-menstrual ou até mesmo da fase ovulatória. É bem comum ocorrer essa dor, por isso são confundidas por muitas mulheres como sintomas da TPM.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.