Quantas costelas são falsas?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

As costelas 1 a 7 são classificadas como costelas verdadeiras (costelas vertebrosternal). A cartilagem costal de cada uma dessas costelas se liga diretamente ao esterno. As costelas 8–10 são chamadas de costelas falsas (costelas vertebrocondrais).

As costelas são classificadas em: 7 Pares Verdadeiras: articulam se diretamente ao esterno. 3 Pares Falsas Propriamente Ditas: articulam-se indiretamente (cartilagens) 2 Pares Falsas Flutuantes: são livres.

Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.

No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal). As sete primeiras articulam-se na frente com o esterno por meio de uma cartilagem, que lhes é própria (costelas verdadeiras).

Flutuantes: Esse grupo é dividido em dois pares, localizados no fim da estrutura. São costelas que não estão conectadas com o osso Esterno em sua parte anterior. Elas servem de proteção para órgãos como os rins e parte do fígado.

Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma. A oitava e a nona costela são típicas e possuem as características gerais de uma costela.

1⃣1⃣-1⃣2⃣ O décimo primeiro e o décimo segundo pares de costelas são costelas falsas, chamadas de costelas flutuantes (vertebrais), porque a cartilagem costal, nas suas extremidades anteriores, NÃO se fixa de modo algum ao esterno. Essas costelas se fixam apenas, posteriormente, às vértebras torácicas.

12 pares de costelas, com suas cartilagens costais. 12 vértebras torácicas e o osso esterno.

Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

Porque na verdade elas estão um pouco acima do peso, um pouco como alguns homens que têm seios e barriguinha. A distribuição do peso atinge diferentes partes do corpo em ambos os sexos. O nível de excesso de peso é o que faz a diferença.

Consiste em 12 pares de costelas com suas cartilagens costais e o esterno. As costelas são ancoradas posteriormente às 12 vértebras torácicas (T1-T12).

O homem tem a mesma quantidade de costelas que a mulher - Purebreak.

A primeira costela é a mais curta das costelas verdadeiras. Descreve arco fechado e limita a abertura superior do tórax. É mais larga do que as outras, e é plana, situando-se sob a clavícula anteriormente, o que dificulta sua palpação. A artéria e veia subclávia sulcam sua face superior.

Como mencionamos anteriormente, ter uma costela mais alta que a outra, juntamente com um ombro mais alto que o outro ou desvios na coluna são características muito associadas a uma condição chamada escoliose.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.