Qual é o nome do osso das costas?

Perguntado por: aespinosa3 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Vértebras: são os ossos que formam a coluna vertebral, a qual está relacionada com a proteção da medula espinhal. Costelas: são ossos encontrados em doze pares e possuem forma de arcos.

Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas. Qual é a função da coluna vertebral?

torácica (tronco), com doze vértebras; lombar (região da cintura), com cinco vértebras; sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco vértebras, também fundidas e o sacro é a base da coluna vertebral que se articula também com a bacia.

A Escápula é um osso presente na área superior das costas. Ela possui um formato triangular e achatado e sua principal função é de estabilizar e ajudar na realização dos movimentos do ombro.

A parte superior 7, que formam vértebras do pescoço são chamados da coluna cervical e são rotulados C1-C7. As sete vértebras da coluna cervical são responsáveis ​​pela função normal e mobilidade do pescoço.

Dores nas costas podem ser causadas por simples hábitos errados como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Pode ser também uma manifestação de doenças como depressão, fibromialgia, câncer, artrites, hérnia de disco, osteoartrose (bico de papagaio), cálculo renal, aneurisma de aorta, úlcera gástrica, entre outras.

A parte inferior da coluna vertebral é chamada de região lombar ou coluna lombar. Fica logo abaixo das costelas e acima da linha dos glúteos. Normalmente, temos uma curvatura para dentro, nesta região (lordose). A coluna vertebral é composta de ossos chamados vértebras, cujo formato é circular.

A coluna vertebral é um complexo de 26 ossos - 24 vértebras separadas com cartilagem (discos) além do sacro e do cóccix.

A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.

O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região.

Por ser um osso localizado em uma região de grande movimento, próximo ao ombro, pescoço e membro superior, o paciente pode sentir dor na escápula como resultado de movimentos abruptos, força excessiva, problemas na coluna ou ainda, ser uma dor referida.

A dor nas costas e embaixo das costelas pode ser causada por problemas no fígado, pâncreas ou vesícula biliar. Outras possíveis causas incluem lesões musculares, hérnia de disco e problemas na coluna vertebral.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Dor na Parte de Cima das Costas (Cervical): mais frequentemente associadas à má postura, tensão muscular, estresse e torcicolo. Dor no Meio das Costas (Torácica): podem estar relacionadas com complicações nos órgãos dessa região, como pulmão e coração.

Dessa forma, a coluna é formada por 33 vértebras que ficam empilhadas e separadas pelos discos intervertebrais. Ela vai desde a base do crânio até a região interglútea. Na parte de baixo, estão as vértebras sacrais que são fundidas e formam o osso sacro.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.