O que fazer quando a coluna lombar trava?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

Assim que sentir a sua coluna travar, é muito importante que você fique em repouso e aplique compressas de água quente no local para controlar a dor. Sob orientação médica, você também pode fazer uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, que ajudam a melhorar os sintomas no prazo de 2 a 3 dias.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Ao sentir que a coluna está "travada", o primeiro passo é tentar manter o controle, já que com o tempo ela voltará ao normal. A recomendação é repousar, fazer compressas quentes na área lesionada e não se automedicar. Assim que houver a possibilidade, vá a um médico ortopedista especialista em coluna.

Alguns fatores são determinantes para travar a coluna, dentre eles: obesidade, sedentarismo, estresse, infecções, permanecer sentado na mesma posição por longo período, dentre outros.

A crise de dor lombar costuma variar de tempo e intensidade. A dor lombar aguda pode durar de quatro a seis semanas, enquanto a crônica pode durar a vida inteira.

Injeção Epidural: de efeito rápido, essa infiltração adormece as raízes de alguns nervos específicos da coluna vertebral. A infiltração epidural de corticóides é usada para muitos tipos de dor lombar e dor na perna causadas pela inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

O perigo é quando essas dores incapacitam a pessoa, com quadros recorrentes e intensos, que podem levar ao chamado “travamento de coluna”. Isso ocorre quando a dor lombar de início súbito causa desconforto e até mesmo imobilização por algum tempo.

Compressa quente
Para o alívio imediato da dor de costas, você pode colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar entre 15 e 20 minutos. Esse tipo de compressa melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos e, por isso, costuma aliviar o desconforto rapidamente.

Quando a coluna lombar está inflamada, os sintomas incluem dor localizada na parte inferior da coluna vertebral, rigidez, dificuldade para se dobrar, amplitude de movimento limitada na área afetada e sensibilidade articular.

Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

  1. Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão.
  2. Cruze uma perna sobre a outra, mantendo o joelho dobrado.
  3. Coloque a mão oposta no joelho dobrado e use-a para puxar a perna em direção ao peito.
  4. Mantenha o alongamento por 30 segundos e, em seguida, solte a perna e repita o exercício com a outra perna.

Existem muitas opções de AINEs e, geralmente, as opções iniciais devem ser ibuprofeno ou naproxeno. Os anti- inflamatórios não esteroidais são boas opções em muitos casos pois são capazes de fornecer alívio sintomático modesto para dor lombar aguda.

O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade.

3. Remédio para coluna inflamada – Derivados de Opioides. Os derivados de opióides também fazem parte de remédio para coluna inflamada, porém, são recomendados em casos de dores mais fortes. Alguns deles são: Tramadol, Codeína e Bopremorfina.

Medicamentos para Dor nas Costas

  1. AINEs. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), como o ibuprofeno e o naproxeno, estão disponíveis sem receita ou sob prescrição. ...
  2. Paracetamol. ...
  3. Antidepressivos. ...
  4. Anticonvulsivantes. ...
  5. Relaxantes musculares. ...
  6. Opioides. ...
  7. Esteroides orais.