Como é um pulmão normal?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os pulmões são macios e estão protegidos pela caixa torácica. O objectivo dos pulmões é transportar oxigénio para dentro do corpo e eliminar o dióxido de carbono. O oxigénio é o gás que nos fornece energia, enquando que o dióxido de carbono é o resíduo que eliminamos do corpo.

O pulmão do fumante fica completamente escurecido pelo alcatrão, enquanto o pulmão de uma pessoa saudável tem a coloração mais rosada e um aspecto muito melhor. Mas é claro que as diferenças não param por aí e vão muito além da estética.

Os testes de função pulmonar medem o ar que você inspira e expira para avaliar se os seus pulmões estão funcionando bem. Saiba mais sobre esses testes rápidos e fáceis, mas que são essenciais. Os testes de função pulmonar ajudam a identificar os sinais precoces de problemas pulmonares ou acompanhar a progressão.

O pulmão é um órgão semelhante a uma bexiga, que caracteriza o aparelho respiratório humano. O pulmão é um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório.

O pulmão do fumante fica completamente escurecido pelo alcatrão, enquanto o pulmão de uma pessoa saudável tem a coloração mais rosada e um aspecto muito melhor.

7 cuidados essenciais para manter a saúde do pulmão

  1. Tenha uma alimentação saudável. Algumas doenças pulmonares podem ser infecciosas e transmissíveis. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Beba água. ...
  4. Evite exposição a poeiras e fumaça. ...
  5. Não fume. ...
  6. Mantenha a limpeza da casa. ...
  7. Faça exames periodicamente.

Dizemos que um pulmão está comprometido quando ele foi tomado por uma infecção, que é causada, na maioria dos casos, por vírus ou bactérias. Quando o paciente tem mais de 50% do pulmão comprometido, ele passa a correr risco de morte.

Espirometria (do latim “spiro”, que significa respirar, e do grego “metron”, que significa medir) é o exame que avalia a maneira como o ar entra e sai dos pulmões. Isso é feito pelo médico pneumologista enquanto o paciente inspira, segura o ar e expira.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Quais são os sintomas do nódulo de pulmão?

  • dificuldade para respirar;
  • cansaço ao menor esforço;
  • dor no peito;
  • tosse persistente;
  • perda de peso sem motivo aparente.

Os sintomas clássicos da pneumonia bacteriana são falta de ar, mal-estar, dor no peito, tosse e febre. Ela também pode provocar alterações da pressão arterial, confusão mental, fraqueza, secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada e toxemia, que são danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue¹.

Infecções dentro dos pulmões podem se manifestar como uma dor no meio das costas e comumente vêm acompanhadas de febre, dificuldade para respirar e tosse persistente.

Os pulmões apresentam uma textura esponjosa, graças à presença de alvéolos. O parênquima pulmonar, tecido composto por células com propriedades de divisão, é leve e de textura esponjosa.

Os nódulos pulmonares são um tipo de mancha branca e opaca que aparece no órgão e que tem até três centímetros de diâmetro. Normalmente surgem devido a alguma infecção, inflamação, cicatrizes de alguma doença no pulmão já curada ou até mesmo por contato com pessoas tuberculosas.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.