O que fica entre as costelas?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

As costelas são ancoradas posteriormente às 12 vértebras torácicas (T1-T12). A caixa torácica protege o coração e os pulmões. O esterno é uma estrutura óssea alongada que ancora a caixa torácica anterior. Consiste em três partes: o manúbrio, o corpo e o processo xifóide.

O baço fica localizado no abdômen, próximo às costelas do lado esquerdo do corpo. Está próximo a órgãos como o estômago e o pulmão.

Veja todos os sintomas relacionados à condição:

  • Dor intensa e aguda no peito semelhante à de um ataque cardíaco.
  • Falta de ar.
  • Dor ao tossir.
  • Dor ao respirar fundo.
  • Sensibilidade da região do tórax ao toque.

A costocondrite surge quando a cartilagem que liga cada costela ao esterno inflama. É uma doença torácica muito comum, especialmente em adultos jovens, que às vezes pode resultar de um trauma no tórax durante atividades esportivas ou esforço repetitivo.

(DRGE), causada pelo vazamento de ácido gástrico para o esôfago, pode causar uma sensação de queimação ou constrição sob o esterno, o que pode se assemelhar à dor causada por uma doença cardíaca. Espasmos do esôfago. A causa desse distúrbio é desconhecida.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

dor aguda e forte. sensação de inchaço e pressão. Sentir-se cheio.

A inflamação é percebida ao sentir dor no meio do peito, cuja intensidade varia de acordo com a realização de movimentos que envolvam o tronco, como respirar fundo, estresse físico ou olhar para trás. Muitas vezes, essa dor pode até ser sentida como uma sensação de pressão, que acaba sendo confundida com um infarto.

RADIOGRAFIA SIMPLES
A avaliação das costelas comumente inicia-se com radiografias, muitas vezes de tórax, realizadas por rotina ou por suspeita de doenças torácicas.

A dor torácica no centro ou no meio do tórax ou na parte superior das costas pode resultar de distúrbios do esôfago, do coração ou da aorta, problemas nas vértebras ou musculares, sendo que todos os sintomas podem ser similares.

O incômodo localizado abaixo da costela esquerda nas costas pode estar ligado a complicações em órgãos como o baço, o rim esquerdo ou o estômago. Além disso, outras causas possíveis englobam lesões musculares, hérnia de disco e desordens na coluna vertebral.

Para determinar um diagnóstico é preciso realizar exames físicos para analisar os sintomas. Os exames de imagem como o radiografia do tórax, tomografia computadorizada e eletrocardiograma são importantes para descartar outras doenças com sintomas semelhantes.

A costocondrite é uma inflamação na costela ou das cartilagens que conectam a costela ao esterno, osso responsável por sustentar a clavícula e a costela. O principal sintoma da costocondrite é a dor intensa no peito, semelhante a um ataque do coração ou a outros problemas cardíacos.

Costocondrite ou Dor no Esterno é uma inflamação das cartilagens que ligam a costela ao osso esterno ou a costela a própria costela. É uma dor que pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas é benigna, ou seja, é uma doença branda que não terá progressão agressiva.