Quais órgãos o ser humano não precisa?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 18 votos

Embora alguns, como o coração e o cérebro, sejam completamente vitais, existem outros que não são totalmente fundamentais e sem os quais podemos viver sem. Alguns exemplos são o apêndice, as amígdalas e a vesícula.

1 – O apêndice
Esta é a parte “invisível” do nosso corpo mais famosa. Segundo a ciência, antigamente, o órgão auxiliava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais. À medida que a nossa dieta foi se tornando variada, o apêndice perdeu sua função, explica Amir.

cérebro

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Órgãos vitais do corpo humano. Apesar de todos os órgãos terem funções importantes, existem cinco que exercem um papel vital. Cérebro, coração, rins, fígado e pulmões trabalham no comando e na condução de líquidos e nutrientes pelo corpo. O cérebro faz parte do sistema nervoso.

Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.

R$ 37.052,69

Coração: R$ 37.052,69.

Sem atividade no tronco cerebral, a vida humana podia ser considerada extinta. Mesmo na ausência de um tronco cerebral em funcionamento, o coração continua a repetir suas sístoles e diástoles, garantindo acesso de oxigênio ao resto do organismo para as atividades inerentes à vida vegetativa.

Sendo assim, mesmo que esteja o coração a bater, o sangue a circular, estará o cidadão morto, uma vez tenha cessado a atividade cerebral ou encefálica. Então, a morte cerebral é a morte verdadeira, por conseguinte o cérebro é o último órgão a parar de funcionar.

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

O fígado executa muitas funções fundamentais para o funcionamento do corpo, sendo responsável por: Secretar bile, que auxilia na digestão de lipídeos (gorduras);