Quantos ossos tem o corpo do ser humano?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.

Recém-nascidos podem chegar a ter até mais de 300 ossos distintos, quase 100 a mais do que temos na vida adulta. Você deve estar se perguntando o que acontece com esses ossos, certo?

Os ossos do corpo humano formam um total de 206. Esses ossos podem ser divididos em duas porções: esqueleto axial e esqueleto apendicular. No esqueleto axial temos os ossos do crânio e face, coluna vertebral, costelas, hipoide e esterno.

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

Membros superiores: são formados pelo úmero (braço), ulna e rádio (antebraço), carpos (punho), metacarpos (palma da mão) e falanges (dedos). Membros inferiores: são formados pelo fêmur (osso da coxa), tíbia e fíbula (perna), patela (joelho), tarsos, metatarsos e falanges (dedos).

A cabeça é formada por 22 ossos sendo 8 do crânio (frontal, 2 parietal, 2 temporal, occipital, esfenoide, etmoide) e 14 da face (2 zigomático, 2 maxilar, 2 nasal, mandíbula, 2 palatino, 2 lacrimal, vômer, 2 concha nasal inferior).

O esqueleto de um bebê tem cerca de 270 ossos, enquanto que um adulto possui cerca de 206. Assim, pode-se perceber que o esqueleto humano diminui quando a pessoa chega à fase adulta.

O estribo é considerado o menor osso do corpo humano e encontra-se localizado na orelha média e exerce importante função na audição.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

O maior osso, nosso fêmur, na coxa, é bem mais difícil de ser fraturado do que, por exemplo, a clavícula – uma das fraturas mais comuns. Parte disso se deve aos músculos que estão ao redor do osso, que são capazes de protegê-lo e absorver impactos.

fêmur

Localizado na coxa, o fêmur é o osso mais extenso e pesado do corpo humano. Ele articula-se com o osso do quadril (osso ilíaco), com a tíbia, e com a patela.

FÊMUR. A extremidade distal do fêmur é a estrutura óssea proximal da articulação do joelho. Os côndilos femorais medial e lateral e o sulco troclear são os elementos anatómicos mais importantes para a articulação. O fêmur é o maior, mais pesado e mais forte osso do nosso corpo.