Quantas camadas de pele a gente tem na barriga?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas.

Epiderme

  • 1.1. Camada basal.
  • 1.2. Camada espinhosa.
  • 1.3. Camada granulosa.
  • 1.4. Camada lúcida.
  • 1.5. Camada córnea.
  • 1.6. Células da epiderme.

Hipoderme. É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo.

A incisão de uma cesariana normalmente tem cerca de 12cm e o médico cortará a pele e as camadas de tecido abaixo dela (são 5) até o acesso ao útero, onde é realizada a incisão pela qual o bebê será retirado. Após a saída do bebê é retirada a placenta e feita uma sutura em cada camada aberta na cirurgia.

A pele apresenta uma estrutura com duas camadas distintas, a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa, sendo formada por tecido epitelial. A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.

A hipoderme é a camada mais profunda da pele, localizada abaixo da derme. É composta principalmente de tecido adiposo e conjuntivo.

A cor normal da pele humana varia do preto mais escuro aos tons esbranquiçados mais claros, com variadas tonalidades intermediárias. As diferenças entre a cor da pele nas diferentes populações parecem ter evoluído por meio da seleção natural, devido às diferenças no ambiente.

As camadas da pele protegem o corpo contra várias situações, como: atritos, patógenos, perda intensa de água, além de atuar na termorregulação da pessoa e possuir receptadores que possibilitam as percepções de dor, tato, pressão e temperatura.