Como saber se a dor nas costas e pulmão ou muscular?

Perguntado por: smota . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ela se diferencia da dor muscular que aparece depois do estiramento de algum músculo da caixa torácica e piora diante de certos movimentos, ao apertar a região onde o paciente sente a dor ou até mesmo ao respirar fundo. A dor na coluna vertebral também tem relação com a movimentação do tronco e melhora com repouso".

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples.

Essa dor é diferente da dor muscular porque, ao contrário dela, que geralmente piora quando se aperta com a mão, dorme de mau jeito ou faz um movimento na coluna, aumenta com a pressão e expansão da pleura quando se respira fundo, espirra ou tosse.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Se a dor vem acompanhada de febre, tosse e dificuldade para respirar, provavelmente estes são indícios de uma pneumonia. Em forma de uma retração muscular no meio das costas, e ao redor da caixa torácica podem significar pedra dos rins.

Suzana Pimenta, “a dor no pulmão provocada por infecções no órgão, especialmente quando acometem também a pleura, pode ser como uma dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse constante, dificuldade para respirar ou piora da dor ao puxar fundo o ar ou espirrar.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Dores no peito, ombros ou na zona lombar sem razão alguma, pode ser um alerta do seu corpo que está se debilitando com o tumor. É provável que o câncer de pulmão possa ter se espalhado para os ossos, gerando dor nos locais afetados.

Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.

Os gases em excesso no intestino também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas. Essas dores são, muitas vezes, sentidas em forma de pontadas finas.

Procure alongar durante o dia
Podendo também, estar associado a tensão muscular. Para evitar esse tipo de inconveniente, vale a pena levantar e se movimentar durante alguns intervalos. Fazer alongamentos é uma maneira de ajudar o corpo a se movimentar com mais fluidez e evitar que a tensão tome conta dos músculos.

6 formas de aliviar as dores nas costas

  1. Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  2. Compressa quente. ...
  3. Massagem nas costas. ...
  4. Alongar. ...
  5. Melhorar a postura. ...
  6. Fisioterapia e Pilates Clínico.

Às vezes a pneumonia pode ser atípica, ou seja, aparecer sem tosse, por exemplo, ou com uma tosse seca, sem catarro — ou até sem febre. Esse tipo de pneumonia pode causar pequenas epidemias familiares ou na escola, e costuma ser causado por vírus ou bactérias mais incomuns, como a clamídia e o micoplasma.

Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

Um dos principais perigos da embolia pulmonar é que, em muitos casos, trata-se de uma doença “silenciosa”. É possível, por exemplo, que o paciente comece a sentir-se muito cansado, com falta de ar e com dores no tórax, mas sem associar tais sintomas de forma imediata a uma doença que pode ser fatal.