Quais partes do corpo dói quando tem problema de coluna?

Perguntado por: uvasconcelos8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

Contudo, problemas nesta região também podem causar dores irradiadas, que são mais comuns nas pernas, na região da virilha e até no ânus.

A dor pode irradiar para outras áreas do corpo, como pernas, braços, nádegas, etc. Em alguns casos, a dor na coluna pode ser considerada incapacitante, reduzindo significativamente a qualidade de vida do indivíduo.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  1. Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  2. Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  3. Fraqueza em um dos braços;
  4. Fraqueza nas pernas;
  5. Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  6. Dor ou dificuldade para respirar;
  7. Incontinência urinária.

Na parte superior, do pescoço, está localizada a coluna cervical que vai da primeira até a sétima vértebra. Elas são chamadas de vértebras cervicais C1, C2 e assim sucessivamente até a C7. As duas primeiras, por possuírem uma anatomia distinta das demais também são chamadas de Atlas (C1) e Áxis (C2).

– Além da dor, o paciente com alguma disfunção na coluna pode sentir outros sintomas como formigamentos e dormências nos membros inferiores ou superiores; a própria irradiação da dor para outros membros; perda de controle da bexiga ou do intestino; dificuldades para se locomover ou levantar algum objeto (normalmente, o ...

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar que a dor nas costas é preocupante e requer uma avaliação médica cuidadosa. Se a dor nas costas começar de forma repentina e for extremamente intensa, como uma dor aguda e lancinante, isso pode indicar uma condição grave, como uma hérnia de disco ou uma lesão na coluna.

Exemplos de anti-inflamatórios mais prescritos:
Ibuprofeno (Alivium®); Naproxeno (Flanax®, Vimovo®);

Você deve se preocupar com a dor nas costas quando:

  1. dor intensa e/ou que piora a longo prazo;
  2. Juntamente com a dor, há perda de peso;
  3. Dor irradiando para outros membros;
  4. Formigamento em outros membros;
  5. Ao tocar a coluna existir dor intensa;
  6. Tem duração de mais de 6 semanas;
  7. Há inconsistência fecal e urinária.

A fibromialgia é uma dor frequente em vários lugares do corpo, entre eles a coluna. Além da dor generalizada, a pessoa também pode sentir fadiga, dificuldade para dormir, além de transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Para confirmar uma fibromialgia, as dores precisam estar presentes por mais de três meses.

A dor lombar é a que mais leva pessoas aos consultórios médicos. Esse incômodo nas costas, que muitas vezes se irradia até as pernas, acompanhando o trajeto do nervo ciático, é conhecido como dor ciática. Ele pode ser causado por hérnia de disco, ocasionando dormência, formigamento e perda de força.