Como é o nome do osso da cintura?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Essa cintura é formada pelos ossos pélvicos, também conhecidos como ossos do quadril, os quais originalmente são constituídos por três ossos separados: ílio, ísquio e púbis.

O osso do quadril consiste no ílio, ísquio e púbis que são bem distinguíveis no embrião e se juntam com a idade. O osso do quadril forma o esqueleto da pelve (pelve óssea), junto com os ossos sacro e cóccix.

Esses ossos fazem parte do esqueleto apendicular - constituído pelos ossos dos membros (superior e inferior) e pela maioria dos ossos que formam as cinturas (escapular e pélvica). Esses ossos conectam os braços, de cada lado, e as cinturas funcionam como a âncoras que prendem os membros ao esqueleto axial.

A cintura escapular é formada por 7 peças ósseas (as clavículas, as escápulas, os úmeros e o manúbrio) e possui 5 articulações: Glenoumeral: é a articulação com maior mobilidade do corpo humano.

O ílio é a parte superior, aplanada do osso coxal. Na face externa, o corpo do ílio forma a parte superior do acetábulo. A linha ilíaca, apresenta uma curva que segue o contorno da asa entre as espinhas ilíacas anterior superior e posterior inferior. A porção anterior côncava da asa forma a fossa ilíaca.

O osso do quadril, também conhecido como cintura pélvica, é irregular e formado por três ossos: ílio, ísquio e púbis. Esses ossos também são chamados de ossos inominados ou ossos pélvicos.

Denominada como articulação sacrococcígea, encontra-se articulada junto ao sacro, na extremidade inferior da coluna vertebral, permanecendo móvel durante toda a vida, raramente fundindo-se ao longo do desenvolvimento.

Na coluna vertebral, observamos sete vértebras cervicais, doze torácicas, cinco lombares, sacro e cóccix. O sacro é formado pela fusão de cinco vértebras, enquanto o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras. Observe os ossos que formam a nossa coluna vertebral.

Os ossos do tarso são pequenos e formam um grupo de sete ossos: o calcâneo, tálus, navicular, cuboide, cuneiforme medial, cuneiforme intermédio e cuneiforme lateral.

Os membros superiores encontram-se associados à cintura escapular que são o tórax, abdômen ou abdómen e a pelve ou pélvis. Enquanto os inferiores são inseridos na cintura pélvica que é o quadril, pernas, coxas, e pés.

fêmur

A nossa coxa é formada pelo fêmur, que se destaca por ser o maior e também o osso mais forte do corpo humano. Esse osso corresponde a um terço do tamanho do indivíduo adulto. A patela é o osso que protege a parte anterior da articulação do joelho. A tíbia e fíbula formam os ossos da perna.

fêmur

O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo. O fêmur consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação.