Como saber se estou sentindo o útero?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Como sentir o colo do útero? Algumas mulheres fazem uma espécie de autoexame para entender o próprio ciclo, ou mesmo para saber o tamanho adequado de absorventes internos ou coletores menstruais. Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina.

Assim, se você quer sentir o seu colo do útero, deverá inserir o dedo indicador na vagina. Perceba que a vagina tem uma estrutura rugosa e ao final dela você irá sentir uma bolinha bem lisinha e com um furinho no meio, isso é o colo do seu útero. E é por esse furinho que sai a menstruação e o bebê.

O problema pode causar sintomas como dores pélvicas na menstruação ou mesmo fora dela, cólicas fortes, sangramento na urina ou nas fezes e infertilidade.

Isso realmente é possível ao inserir os dedos na vagina. Mas como cada pessoa é única, algumas podem sentir, enquanto outras não. Isso depende, também, da posição do colo do útero no momento em que é tocado. Normalmente, é possível sentir o colo do útero como uma pequena elevação de tecido no fundo da vagina.

Quando a mulher passa a sentir dores na área do baixo ventre, onde o útero se localiza, precisa buscar orientação médica o mais rápido possível, até porque o foco do problema pode nem ser o útero.

Palpar o abdômen para identificar o útero ou o bebê exige treinamento. Talvez seja difícil ou quase impossível para alguém sem treinamento tocar a sua barriga e saber se o que está sendo palpado é o útero ou apenas o intestino. Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio.

Sendo assim, em situações normais e sem lesões no colo do útero, não dói tocá-lo. Todavia, algumas mulheres sentem “aflição” até em imaginar o toque no colo. Ou seja: vai muito da relação de cada uma com o próprio corpo e os seus respectivos limites, já que cada organismo é único e isso deve ser respeitado.

Em estágios mais avançados do prolapso uterino, esses sintomas podem piorar ao longo do dia ou quando as mulheres ficam muito sentadas ou em pé. Além disso, quando o útero desce em gestantes, elas podem ter dificuldades de andar, aumento da frequência urinária, prisão de ventre e até risco de aborto.

O colo do útero muito baixo, com o canal vaginal curto, é também chamado de prolapso uterino. Isso pode provocar corrimento frequente, dificuldade de urinar e defecar e dor durante as relações sexuais.

Útero baixo é a situação em que o útero se encontra deslocado para baixo, em direção à vagina, podendo até mesmo alcançar o exterior. Esta condição causa dor e desconforto, e acaba limitando a mulher em suas atividades diárias, prejudicando sua sexualidade, autoestima e qualidade de vida.

Colo do útero rígido e fechado: o colo do útero fica com a consistência mais firme e o orifício bem contraído. Isso pode significar que a progesterona ainda está alta e que provavelmente a pessoa não está grávida naquele momento. Parece como pegar na ponta do nariz.