Onde a Terra está localizada na Via Láctea?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 24 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Terra fica a 26 mil anos-luz do centro da Via Láctea. No dia 12 de maio 2022 foi divulgada a primeira imagem do buraco negro localizado no centro da Via Láctea, denominado Sagitário A*.

Sistema Solar está situado em zona neutra entre dois braços espirais da Via Láctea. Em meio ao vasto agrupamento de poeira, gás e estrelas que dão forma à Via Láctea, o Sistema Solar habita permanentemente uma região entre dois braços espirais, sem jamais cruzá-los.

No caso de uma galáxia espiral como a Via Láctea, elas percorrem órbitas em torno do centro – onde tudo indica haver um imenso buraco negro. De modo geral, as estrelas giram em torno do centro das galáxias.

Nosso sistema solar está em um dos braços espirais da Via Láctea e está a aproximadamente 26 000 anos-luz do seu centro. A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão.

No centro da Via Láctea há um bojo cheio de estrelas antigas e poeira. Mas, escondido no ponto central dessa região, está um objeto massivo, denso e invisível. A Via Láctea é uma galáxia formada principalmente por um disco de braços espirais e uma região central muito densa e amarelada chamada "bojo".

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.

Dentro da Via Láctea, está localizado o Sistema Solar, que se organiza em torno de uma estrela que nasceu há cerca de cinco bilhões de anos, o Sol. Ele não é o único sistema planetário da Via Láctea, mas é o mais importante para nós: afinal, é a nossa casa! Que tal conhecê-lo melhor?

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.

A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.