O que tira tártaro caseiro?

Perguntado por: eourique9 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

O ácido acético no vinagre branco tem propriedades antibacterianas e promove a desmineralização do esmalte dentário, tornando -o eficaz na remoção do tártaro e da placa bacteriana.

Boa leitura!

  1. Invista no bicarbonato de sódio. Esse é o método caseiro mais conhecido. ...
  2. Use óleo de coco. Esse óleo vegetal, conhecido por ter várias propriedades benéficas, também é usado para o tratamento do tártaro, por ter ação antibactericida. ...
  3. Utilize morangos. ...
  4. Faça um creme dental caseiro. ...
  5. Utilize a casca de laranja.

Esfregue a parte interna (o lado branco) das cascas de limão ou laranja nos dentes por pelo menos dois minutos. As substâncias contidas nas cascas ajudam a tirar o tártaro. Mas use no máximo duas vezes por semana, enxague e escove bem os dentes após, para tirar qualquer resquício de ácido.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

Este é caracterizado por ser extremamente áspero e poroso, além de facilitar a adesão de bactérias. “Assim, o tártaro está diretamente relacionado à ocorrência de inflamação gengival (gengivite), caracterizada pelo sangramento durante a escovação e, até mesmo, espontâneo”, explica o dentista.

O que causa? A principal causa do acúmulo de tártaro nos dentes é a higiene dental deficiente ou inadequada. Da mesma forma, certos hábitos como o tabagismo, o uso inadequado e prolongado de determinados enxaguatórios bucais e o consumo excessivo de chá, café ou vinho tinto também favorecem sua formação.

Posso escovar os dentes com bicarbonato para clarear os dentes? O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário.

E aí, entendeu que usar bicarbonato de sódio não clareia os dentes e pode trazer diversos riscos? Por esse motivo, só utilize produtos profissionais e recomendados após Avaliação médica para evitar consequências futuras na sua dentição. Dessa maneira, é possível ter um Sorriso cada vez mais bonito e saudável.

Morango e sal
Escove os dentes com uma mistura de 3 morangos grandes bem amassados com uma colher (de café) de sal. Seque os dentes com um lenço e aplique a mistura usando a escova de dente. Deixe agir por 5 minutos e enxágue. Escove em seguida.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

4.VINAGRE DE MAÇÃ E BICARBONATO DE SÓDIO
Aplique a pasta e escovando bem os dentes, ou ainda, você pode aumentar a quantidade de vinagre deixando a mistura mais liquida de forma que possa ser feito pequenos gargarejos com a mistura. Em seguida, enxague com água fresca.

Depois que o tártaro se instala, uma simples escovação não é capaz de eliminá-lo e é aí que entra o profissional, como conta Edgard: “Uma vez presente, o tártaro só poderá ser removido pelo dentista, através de instrumentos com vibração ultra-sônica ou manuais, que raspam a superfície do dente”.

Uma consulta periódica ao seu dentista permite identificar o problema. Geralmente, explica o cirurgião dentista e diretor da Audace Odontologia Preventiva, Marco Aurélio Rela, uma maior quantidade de tártaro se forma, em média, no período de tempo de quatro a seis meses.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave.