O que tira risco de porcelanato polido?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Outra dica valiosa de como tirar arranhões de piso porcelanato é fazer o polimento com lixa d'água. Se o risco for muito profundo, o polimento é o mais recomendado. É tão simples quanto o processo anterior.

Se você tem cera automotiva em casa, além de aplicar para polir o carro, também pode ser útil na tarefa de tirar risco de porcelanato. Aplique um pouco de cera em um pano seco e esfregue sobre o risco até sair. Antes de aplicar o produto, limpe o piso com pano úmido e depois com pano seco. Não use materiais abrasivos.

Saponáceo cremoso
Ele consegue remover riscos e manchas superficiais. Para fazer a aplicação é fácil. O produto deve ser diluído em água (1 parte de saponáceo para 9 partes de água). Depois, é só aplicar com uma flanela ou esponja macia, realizando movimentos circulares.

Estamos falando de itens como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos com componentes abrasivos, coisas que devem ser evitadas quando você tem porcelanato na sua residência. Além disso, cuidado com acessórios de limpeza como esponjas de aço e escovas de mão com cerdas muito grossas.

O polimento de porcelanato é indicado para porcelanatos do tipo técnico, que já são polidos originalmente de fábrica, eu particularmente não recomendo o polimento em porcelanatos esmaltados ou acetinados, pois geralmente o brilho não é duradouro e o resultado não é satisfatório.

Use detergente neutro: em um recipiente, faça uma mistura de cinco litros de água e uma colher de detergente neutro; Passe um pano macio: opte por um pano de microfibra para passar no porcelanato polido. Umedeça o pano na mistura e passe na superfície; Passe um pano seco: nunca deixe o porcelanato polido ficar úmido.

Uma dica excelente é a Cera Especial LP da Pisoclean, um produto com boa fixação, concentrada, alto rendimento e fácil aplicação.

O saponáceo com cloro ativo tem mais poder de limpeza e se usado corretamente não danifica o seu piso. Vá colocando a solução de água morna com CIF Cremoso e esfregando com movimentos circulares com a parte menos abrasiva da esponja. Faça isso em partes no seu piso.

A melhor maneira de limpar o porcelanato bege é com ajuda de detergente neutro diluído na água. Não agride o piso e fica brilhando!

Como tirar RISCOS
Se os riscos forem, na verdade, marcas, como as que um lápis promoveria, por exemplo, poderão ser removidos com o simples uso de Refine LP. Basta aplicá-lo sobre os locais e esfregar com o lado macio de uma esponja. Em alguns casos (raros) é preciso usar PEK Rustout Gel.

O piso de porcelanato fosco ou brilhoso podem ser danificados pelo uso de abrasivos ou ácidos. Por isso, invista em produtos de limpeza específicos, e evite o uso de esponjas de aço, sapólio em pó, pedra-pome e até mesmo sabão em pó e vinagre.

Porcelanato Acetinado
Por não receber a camada de esmalte brilhante, é pouco escorregadio e possui menos chances de riscar do que o porcelanato polido. Por esse motivo, é indicado para casas com animais de estimação e pode ser aplicado em áreas internas e externas.

Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato, como é o caso do rejunte no pós-obra. Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas em vez de limpar.

Alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos. Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.