O que tem por baixo da unha?

Perguntado por: rhernandes7 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Lúnula. A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz.

A onicofose é um excesso de pele que surge embaixo da unha, no sulco do dedo.

As unhas humanas, também chamadas de lâminas ungueais, são placas córneas de células mortas, compactas, resistentes e translúcidas, constituídas especialmente por queratina (ou ceratina), proteína sintetizada por muitos animais, que ajuda a formar diversas estruturas do corpo.

A matriz é o principal componente das unhas porque é responsável pela produção da lâmina ungueal. Essa lâmina é composta por queratina rígida e é o produto final da diferenciação da matriz. Em sua maior parte, é ricamente vascularizada.

Para isso, pegue um pedaço do algodão, enrole no palitinho, molhe um pouco no álcool 70, e passe suavemente debaixo das unhas e nos cantos. A última coisa para se fazer é lavar bem as mãos, se possível com álcool 70. Assim, essa é uma forma genuína de matar os germes e bactérias nas unhas!

Como curar Onicofose? O tratamento consiste em remover o calo e a pele em excesso, tomando cuidado para não lesionar o tecido íntegro da região. O podólogo fará esse tratamento, além da correção da curvatura da unha, higienizando e realizando um curativo, para que não haja infecções futuras.

Por isso, uma das formas de combatê-la é amolecendo a região para auxiliar no amaciamento e remoção das calosidades e cutículas. Para isso, é possível utilizar loções amolecedores contendo queratolítico, que é uma substância que atua na quebra da queratina em excesso nessa região.

A resposta é não, pois unhas são células mortas, portanto não respiram. Pequenas pausas entre alongamentos, pode até ser, dependendo do leito de cada cliente, às vezes é preciso um 'descanso' entre um serviço e outro, mas não tem relação alguma com respirar.

Micoses de unhas são causadas por fungos identificáveis por meio de exames laboratoriais. Unhas esbranquiçadas, amareladas ou negras, frágeis e quebradiças, com espessura aumentada e mau cheiro vão muito além de problemas estéticos. São sinais de uma doença séria: a onicomicose.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

– As lesões da matriz ungueal são as lesões com maior gravidade, pois atingem a zona responsável pela origem e crescimento da unha. Estas exigem uma reparação com mínima agressividade de modo a minorar a cicatriz nesta área nobre e consequentemente as sequelas.

A lesão no leito ou na matriz ungueal pode resultar em deformidade ungueal permanente. Essa foto mostra sangramento sob a unha da mão. Se a lesão é aguda, a trepanação. Hematoma subungueal simples (sangue sob o leito ungueal com unha...

A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente.

Utilize água morna. Alguns fungos não eliminados apenas com o sabão. Nesses casos, deve-se utilizar uma solução com água morna e deixar agir por 30 minutos nos pés submersos. Você pode usar cloro ou vinagre e sal nessa solução.