Como saber se minha filha é hiperativa?

Perguntado por: nneves9 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

7 sinais de que seu filho pode ser uma criança hiperativa | Escola da Inteligência

  1. Ele se cansa muito rápido das atividades. ...
  2. Ele tem problemas com disciplina e organização. ...
  3. Ele é muito impulsivo. ...
  4. Ele tem dificuldades na escola. ...
  5. Ele se distrai com estímulos recebidos no meio em que está

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

O hiperativo não consegue permanecer quieto. Ele corre, anda pelo cômodo, mexe nos objetos ao seu redor e fala sem parar, tudo para conter a necessidade de estar sempre ocupando-se com algo. A criança nunca parece se cansar de suas artimanhas e demanda constante atenção dos pais.

Acesse os dois questionários: Autoteste ASRS-18 para adultos. Teste SNAP IV para crianças.

A diferença entre eles está no campo da dificuldade, uma vez que crianças hiperativas apresentam maior dificuldade no controle inibitório, enquanto crianças no espectro apresentam dificuldade na flexibilidade cognitiva e de planejamento.

Sinais de hiperatividade

  1. Impulsividade. A impulsividade é um dos sinais mais comuns de hiperatividade. ...
  2. Desorganização. ...
  3. Dificuldade de gerir o tempo. ...
  4. Inquietação. ...
  5. Alterações no humor. ...
  6. Dificuldade para lidar com o estresse. ...
  7. Problemas para completar tarefas. ...
  8. Tolerância baixa à frustração.

O médico avalia o paciente por meio de um histórico clínico detalhado, onde observa aspectos do comportamento, fala, humor, atenção, entre outros. O psiquiatra também pode complementar o diagnóstico com testes, questionários e conversas com o paciente e/ou familiares.

É adaptado e se trata de um questionário, onde são feitas perguntas para descobrir se existe indícios de transtorno de hiperatividade. As respostas são baseadas na frequência em que você possui certos hábitos, se isso ocorre várias vezes, ou poucas.

Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.

Os principais sintomas da condição são inquietação, nervosismo e movimentos excessivos. As crianças estão sempre correndo, pulando e saltitando ao invés de andarem. O sono costuma ser agitado, falam muito e, mesmo dormindo, giram o corpo na cama, podendo tremer e balançar a perna para dormir.

Dicas para lidar com uma criança hiperativa

  1. Imponha limites. Nós sabemos que existem regras em todos os aspectos da vida e crianças que não entendem isso podem ter sérias dificuldades no futuro. ...
  2. Evite comparações. ...
  3. Invista em atividades físicas. ...
  4. Procure outras maneiras de aprendizado.

Prática de atividade física
O exercício físico é um remédio natural e eficaz para TDAH. Isso porque ele desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor e o prazer.

São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.

Onde fazer o teste para TDAH
O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.