O que fazer quando se vive com uma pessoa muito orgulhosa?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Como lidar com pessoas arrogantes

  1. Escolha ser feliz. As pessoas arrogantes vivem para ter razão, e preferem estar com a razão do que encontrar felicidade. ...
  2. Mude o foco. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Tenha compaixão. ...
  5. Ajude sempre que possível. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Os indivíduos orgulhosos adoram assumir o controle e manter autonomia, portanto, você poderá seduzi-los se pedirmos a opinião deles. Pergunte o que o outro pensa como sinal de respeito — todo mundo reage bem a isso! Pedir ajuda também pode ser uma forma de ajudar a pessoa orgulhosa a lidar com o próprio orgulho.

Relaxe, respire fundo e pense no nome da Pessoa. Agora molhe seu dedo indicador na ponta de sua língua, passe atrás da orelha e diga três vezes, venha até mim, venha até mim, venha até mim! Agora. feche os olhos e diga em voz alta o nome da pessoa, abra os olhos e assopre para o universo.

Sem equilíbrio, esse sentimento pode se tornar nocivo para o relacionamento, gerar discussões frequentes e afastar o casal. “Sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor e com a própria honra”.

Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. Neste caso, o oposto do orgulho é a humildade ou a modéstia. A palavra tem origem no termo orgull que, do idioma catalão, a característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.

O antídoto para o orgulho é a humildade — mansidão, submissão (ver Alma 7:23). (…) Sejamos humildes por opção.

6. Orgulho ferido = ferida emocional. A pessoa é tão orgulhosa, mas tão orgulhosa, que qualquer situação que fira seu orgulho torna-se uma questão de morte. Saber desapegar desse sentimento tão voltado no "EU" nos ajuda a minimizar a importância de críticas, ofensas, desavenças e intrigas na nossa vida.

O orgulho destrói também relações no trabalho. Afinal, o orgulhoso se incomoda com o carisma, o profissionalismo, a capacidade e a simpatia do seu colega. E mais, deseja o sucesso a qualquer preço. Sua arrogância causa antipatia.

Como controlar o orgulho doentio

  1. Reconhecer e admitir o orgulho. Uma tarefa difícil, mas de extrema necessidade. ...
  2. Encarar a realidade como ela é A honestidade consiste em encarar a sua verdade nos olhos, sem medo de autocríticas e julgamentos alheios. ...
  3. Confrontar dores emocionais. ...
  4. Rir de si mesmo. ...
  5. Expressar gratidão.

E quando o casal é orgulhoso? Ter orgulho em dose dupla no relacionamento é um desafio ainda maior, pois os dois precisam reconhecer os próprios erros, lidar com suas limitações e frustrações, ser mais flexível e se colocar no lugar do outro. Não é fácil, mas é possível tornar a relação mais equilibrada.

Quando o orgulho está sendo mal-utilizado, predominam as sensações de vergonha e medo de julgamento, com pensamentos do tipo: "o que os outros irão pensar de mim?". Quando se faz bom uso, a pessoa reconhece seu valor e assume ser quem é.

Sete sintomas sutis de orgulho

  • Detecção de falhas. Embora o orgulho nos faça filtrar o mal que vemos em nós mesmos, ele também nos faz filtrar a bondade de Deus nos outros. ...
  • Um Espírito Severo. ...
  • Superficialidade. ...
  • Defensividade. ...
  • Presunção diante de Deus. ...
  • Desespero por atenção. ...
  • Negligenciar os outros.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

O Orgulho Autêntico estimula os outros a respeitarem o sujeito, enquanto o Orgulho Arrogante costuma estimular o incômodo e a antipatia.

A pessoa que é muito orgulhosa geralmente se acha melhor que os outros, não admite seus próprios erros, não pede desculpas, acha que está sempre certa, sempre tem a palavra final, não aceita a opinião do outro e quer sempre ter razão.