Como os pais podem ajudar os filhos com TDAH?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como ajudar seu filho a lidar com desafios comuns do TDAH

  • Transmita informações de maneira clara e precisa;
  • Repreenda comportamentos inadequados de forma construtiva;
  • Incentive a prática de exercícios físicos;
  • Evite sobrecarregá-lo com excesso de atividades extracurriculares;

Ensine-o a lidar com os momentos de conflito; Estimule-o a fazer e, principalmente, a manter as amizades; Programe atividades diferentes fora de casa; Intercale as tarefas mais intensas com outras mais leves.

5 estratégias pedagógicas para ensinar alunos com TDAH

  1. Variar a rotina de ensino. Alunos com TDAH tendem a dispersar e se entediar muito rápido. ...
  2. Incentivar a prática e repetição. ...
  3. Passar uma instrução por vez. ...
  4. Aplicar o reforço positivo. ...
  5. Manter uma boa comunicação com a família.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

5 Dicas para lidar com adultos com TDAH

  1. 1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. ...
  2. 2 – Simplifique as tarefas. ...
  3. 3 – Tenha paciência. ...
  4. 4 – Aceite o que é possível, no tempo da pessoa. ...
  5. 5 – Acredite nela!

Dentre as abordagens que complementam o melhor tipo de tratamento para o TDAH, encontra-se um tipo de psicoterapia, que chamamos de “Terapia Cognitivo Comportamental” que em nosso país é função exclusiva e reservada aos profissionais formados em psicologia ou psiquiatria.

Existe uma diferença? Não mais. Em 1994, os médicos decidiram que todas as formas de transtorno de déficit de atenção seriam chamadas de “transtorno de déficit de atenção/hiperatividade”, ou TDAH, mesmo que a pessoa não fosse hiperativa.

Foco na prática
Ficar muito tempo parado pode ser uma tortura para quem tem o transtorno. Logo, uma boa forma de superar obstáculos durante o aprendizado é incluir processos dinâmicos na rotina. Isso significa que colocar a mão na massa também entra na lista de melhores técnicas de estudo para quem tem TDAH.

Algumas crianças com TDAH, particularmente aquelas com problemas de atenção, podem ter um processamento ortográfico pobre, ou seja, dificuldade em perceber as propriedades visuais das palavras e reter essas informações na memória de trabalho, o que é importante para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio à comunicação, linguagem e tecnologia.

Ter TDAH não faz de você uma mãe ruim! Pelo contrário, ter TDAH dá-lhe a capacidade de ter empatia com seus filhos, chegar a soluções criativas para os problemas e criar um lar amoroso, carinhoso e emocionante para você e sua família.

Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.

Com o passar dos anos, os problemas de sono no TDAH tendem a aumentar. Mesmo pacientes que raramente são hiperativos durante o dia podem ter pensamentos acelerados e uma explosão de energia à noite que interfere no sono.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...