Que alimentos evitar TDAH?

Perguntado por: icardoso6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Alimentos ricos em açúcares refinados, como doces, refrigerantes e alimentos processados, podem levar a flutuações nos níveis de açúcar no sangue, o que pode influenciar negativamente a atenção e a hiperatividade.

Os alimentos mais recomendados para pessoas diagnosticadas com TDAH são as proteínas, carnes em geral, principalmente peru e peixes, além de carboidratos complexos, como grãos integrais, aveia, sementes, entre outros. Farinha branca e açúcar devem ser evitados!

Durma bastante – e durma bem! Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.

Outros nutrientes que também são bons para o TDAH

  • Inositol. O inositol é considerado uma vitamina do complexo B. ...
  • Magnésio. O magnésio é um mineral que participa de mais de 300 reações metabólicas no corpo. ...
  • Tirosina. A tirosina é um aminoácido com ação estimulante. ...
  • Zinco. ...
  • Triptofano.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Zinco e magnésio – são dois minerais que desempenham um papel importante no controle dos sintomas de TDAH. O magnésio também é usado para produzir neurotransmissores envolvidos na atenção e na concentração, e tem um efeito calmante no cérebro. Exemplos de boas fontes: Aveia (magnésio e zinco);

A saber, pequenas quantidades de cafeína podem beneficiar algumas pessoas com TDAH — inclusive algumas pesquisas sugerem que ela pode aumentar os níveis de concentração. No entanto, a cafeína pode intensificar os efeitos de certos medicamentos para TDAH, incluindo quaisquer reações adversas que uma pessoa possa sentir.

Durma bastante – e durma bem! Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.

Prática de atividade física
O exercício físico é um remédio natural e eficaz para TDAH. Isso porque ele desenvolve as funções do cérebro que controlam a impulsividade e a hiperatividade, além de liberar endorfinas que acalmam o cérebro. Estes compostos de “boas sensações” regulam o humor e o prazer.

A criança apresenta dificuldade para finalizar suas atividades, sejam elas domésticas ou escolares. A criança apresenta dificuldade para manter a atenção nas atividades. A criança evita participar de atividades que necessitem de esforço mental. A criança apresenta dificuldade de participar de atividades silenciosas.