O que significa um ROE baixo?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Um ROE baixo pode indicar que a empresa não tenha uma atividade rentável na mesma proporção que seu patrimônio líquido. Por outro lado, um ROE baixo também pode significar que a companhia está reinvestindo o lucro no próprio negócio em lugar de distribuí-lo aos acionistas.

De forma bem simplificada, quanto maior o ROE, melhor. Entretanto, não podemos afirmar que exista um número ótimo para todas as empresas. Mas é possível verificar se determinado ROE é alto ou não através da comparação entre as empresas de um mesmo setor.

ROE = Lucro líquido ÷ Patrimônio líquido
Ao calcular o ROE, você deve considerar o lucro líquido relativo ao ano fiscal completo. Isso quer dizer que deve considerar o valor antes do pagamento dos dividendos aos investidores que possuem ações ordinárias, mas depois dos dividendos pagos para ações preferenciais.

Sendo assim, quanto maior o ROE, mais eficientemente os recursos de uma empresa estão sendo aplicados. Com isso, o investidor consegue mensurar a performance de uma companhia, fugindo de uma análise superficial. Então, por meio da análise do ROE fica mais fácil converter os investimentos em lucros.

ROE negativo
Como você viu, o cálculo do ROE se dá a partir da divisão entre o lucro líquido e o patrimônio líquido de uma companhia em determinado período. Assim, se esse número for negativo significa que a organização apresentou prejuízos ao invés de lucro.

ROE: maior ou igual a 10% ROIC: maior ou igual a 10% Giro de Ativos: maior ou igual a 1.

Observem quais as formas de aumentar o ROE: uma maior margem líquida, um aumento na alavancagem (empréstimo de capital de terceiros) e o giro dos ativos (relacionado a rapidez que seu estoque vira caixa). É importante verificar que esses componentes são interligados.

ROE é uma sigla em inglês que significa Return of Equity, ou seja, Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Leitura: 6 min.

Resumidamente, o ROA mostra se a instituição está fazendo um bom uso de seus recursos. Já o ROE, que em inglês significa Return On Equity, ou Retorno Sobre o Capital, mensura o quanto a organização consegue agregar valor a si mesma com seus próprios recursos.

Um ROA de 10% significa que a cada R$ 1 investido em ativos, o percentual de retorno será de R$ 0,10. Mas esse valor é alto ou baixo? Quanto maior for o resultado em relação à taxa básica de juros, a Selic (atualmente 2% ao ano), mais poderemos dizer que o retorno é atrativo.