O que significa TDAH?

Perguntado por: ivasconcelos9 . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAH, é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, caracterizado por sintomas como desatenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, mais conhecido como TDAH, acomete cerca de 3% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os sintomas mais comuns do transtorno estão a falta de atenção, a impulsividade e a hiperatividade.

Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites. Em adultos, ocorrem problemas de desatenção para coisas do cotidiano e do trabalho, bem como com a memória (são muito esquecidos).

Quais são os graus do TDAH? Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos; Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes; Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Ele se caracteriza por uma série de sintomas como, de desatenção, de inquietude e de impulsividade. "O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como avoadas, 'vivendo no mundo da lua' e geralmente estabanadas.

Desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo são sintomas do TDAH com reflexos negativos no convívio social e familiar, assim como no desempenho escolar ou profissional dos portadores do transtorno. Esses sintomas podem manifestar-se em diferentes graus de comprometimento e intensidade.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Há 3 tipos de TDAH, os que são predominantemente desatentos, hiperativo/impulsivos e combinados. Os critérios clínicos dão o diagnóstico. O tratamento inclui medicação com estimulantes, terapia comportamental e intervenções educacionais.

Entre as dicas que consideramos úteis para estudantes com TDAH estão:

  1. Tenha uma rotina consistente. ...
  2. Controle a vontade de procrastinar. ...
  3. Estude com eficiência. ...
  4. Planeje os seus dias. ...
  5. Consulte um psicólogo. ...
  6. Defina as suas prioridades.